Você bocejou e sentiu imediatamente um incômodo bem forte no lado da sua boca, percebeu que a dor vinha do maxilar e isso impedia de completar o movimento, mas o que pode ter acontecido? Existem muitas coisas que podem causar esse problema, como um trauma ou um machucado na região em. Por outro lado, esse também é um sinal muito comum da DTM. O Sorrisologia esclareceu o assunto para entender melhor se o sintoma tem a ver com a disfunção. Veja só!

O que é DTM?

Tudo se inicia com uma alteração na ATM é a abreviação de Articulação Temporomandibular, formada pela mandíbula, osso temporal, disco articular e outras pequenas estruturas, que tem a função abrir e fechar a boca. Já a DTM significa Disfunções Temporomandibulares, isto é, alterações funcionais que acontecem na região da articulação Temporomandibular. Sendo assim, a DTM representa consequência ao mal funcionamento da ATM.

Sentir dor ao abrir a boca é um sinal de DTM?

Quando você sente dor no maxilar e isso impede de você abrir a boca, significa que a sua mandíbula travou. Neste caso é indicado procurar um especialista, seja para esse ou outros incômodos na região. Durante a consulta o dentista poderá avaliar e identificar o real causador do problema, indicando assim o tratamento certo. Porém, na maioria das vezes, esse incômodo pode indicar uma DTM.

Como aliviar essa dor até consultar o dentista?

Antes da consulta com o profissional, você pode praticar alguns exercícios que ajudam a aliviar essa dor. Um deles é bem simples, como o ato de abrir e fechar a boca até o limite que você conseguir. Faça esse movimento umas 10 vezes lentamente. Caso não resolva, você pode tomar um relaxante muscular para diminuir o incômodo.

Quais os melhores tratamentos para a DTM?

Os tratamentos para os transtornos na ATM incluem:

- Fisioterapia;
- Cirurgia;
- Acompanhamento psicológico;
- Exercícios para relaxamento muscular;
- Compressas frias para controlar a dor durante crises;
- Placas de mordida;
- Medicamentos, principalmente anti-inflamatórios.