Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
04.01.2018

Sensibilidade nos dentes aumenta no verão? Especialista esclarece essa questão

Verão chegou! Saiba de que maneira a estação influencia na sensibilidade dos seus dentes e como é possível tratar
Verão chegou! Saiba de que maneira a estação influencia na sensibilidade dos seus dentes e como é possível tratar

Expert

Johnathan Marcondes

Johnathan Marcondes

CRO-PA: 4456

Cirurgião-Dentista formado pela Unioeste ( Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em 2005- pós graduado em lentes de contato dental e facetas de porcelana. Aplicação de toxina botulina (Botox), preenchimento facial com ácido hialurônico, cirurgia de Bichectomia. Prótese - Odontologia Estética - Odontologia Digital. Membro da SBOE - Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Membro da IFED- International Federation Esthetic Dentistry Proprietário da Clínica Top Dente.

A estação mais quente do ano é marcada por muito sol, dias ao ar livre, praia e piscina... Além disso, nossa alimentação também muda nessa época. Sorvete e suquinho gelado são a cara do verão! Porém, para quem sofre de sensibilidade nos dentes, esse momento pode ser marcado por muito desconforto. Por que temos essa sensação de que o problema aumenta nessa estação? O dentista Johnathan Marcondes falou com o Sorrisologia sobre o assunto!

Porque acontece a sensibilidade dentária?

A sensibilidade nos dentes é aquela dorzinha que sentimos em um ou mais dentes, como uma pontada, que acontece quando consumimos algo muito quente, gelado ou até mesmo doce. Esse problema ocorre quando a dentina fica exposta, porque o esmalte do dente está fraco e não consegue protegê-la. Mas afinal, por que será que isso acontece? As causas desse quadro podem ser variadas, mas entre as principais podemos destacar a retração gengival e as doenças periodontais. Caso você esteja sentindo esse sintoma, a melhor solução é consultar seu dentista, ele saberá fazer o diagnóstico correto!

No calor temos a sensação de que a sensibilidade aumentou

Agora que já entendemos melhor como funciona a famosa sensibilidade dentária, surge uma segunda questão. Ela aumenta durante o verão? “A sensibilidade em alguns casos aumenta no verão devido o maior consumo de alimentos gelados”, explica o profissional. Além disso, aquele sorvetinho ou milkshake costumam ser mais comuns nessa época do ano! Esses alimentos e bebidas gelados são estímulos externos que provocam a sensibilidade, por isso temos a sensação de que ela é maior durante o verão. O problema, portanto, nada tem a ver com a estação do ano.

O que deve ser feito para tratar esse problema?

Os tratamentos para a sensibilidade vão depender das causas desse problema. Ela pode ser causada por doenças gengivais, retração e também em quadros como a cárie. Nesses casos, o tratamento será voltado para a causa específica. Em algumas situações, ele pode ter cura, enquanto em outros, o controle é a melhor solução. “Seu dentista pode ajudá-lo a encontrar os tratamentos que funcionem melhor no seu caso, sempre o consulte”, recomenda Johnathan.

Além disso, existem alguns cuidados que podem ser tomados em casa. Use uma escova com cerdas macias, e faça a escovação passando por todos os dentes, porém sem exagerar na força. Usar sempre um creme com flúor é ideal, e existem ainda aqueles específicos para o combate à sensibilidade. “Mas nunca tente diagnosticar esse quadro sozinho, ele pode ser sinal de algum problema mais sério! Somente um dentista pode esclarecer a questão”, completa.

Mais Matérias: Sensibilidade
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes sociais que desgasta o esmalte dentário
Sensibilidade
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes...
A saúde bucal de muitas pessoas foi colocada em risco na internet nestes últimos dias. Um novo desafio...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Gengiva inchada e sensível durante o período menstrual: 3 maneiras de aliviar esses incômodos
Sensibilidade
Gengiva inchada e sensível durante o período menstrual: 3 maneiras de aliviar esses incômodos
A sua gengiva está inchada e bastante sensível, e esses sintomas coincidiram com o seu período menstrual? A verdade é que, esses sinais, embora pareçam muito com os da gengivite , acabam sendo bem comuns durante a menstruação, devido a alteração hormonal da mulher ao longo ou no...
A sensibilidade dentária piora durante o inverno? Entenda!
Sensibilidade
A sensibilidade dentária piora durante o inverno? Entenda!
Há quem diga que o inverno é a melhor estação do ano, há quem discorde. Mas,...
com a participação de:
Júlia Sandrini
CRO/SC 17313
Além da cárie: dor de dente na criança pode ser sensibilidade? Entenda as causas da perda do esmalte dentário
Sensibilidade
Além da cárie: dor de dente na criança pode ser sensibilidade? Entenda as causas da perda do...
Ver o nosso filho sentir qualquer tipo de dor é muito ruim, principalmente quando não sabemos a origem desse incômodo. Um exemplo muito comum é a dor de dente , que pode acontecer por vários motivos, como uma cárie, bruxismo infantil ou até mesmo a sensibilidade. Mas é possível a...
5 situações que acontecem quando você tem sensibilidade nos dentes
Sensibilidade
5 situações que acontecem quando você tem sensibilidade nos dentes
Beber água gelada, dar uma mordida num picolé ou tomar um suco de laranja são alguns hábitos simples para a maioria das pessoas. Mas, se você sofre com a sensibilidade nos dentes , certamente deve saber que esses pequenos prazeres podem causar aquela dorzinha chata. O incômodo é mais comum do que imaginamos...
9 coisas que melhoram ou pioram a sensibilidade nos dentes
Sensibilidade
9 coisas que melhoram ou pioram a sensibilidade nos dentes
Sensibilidade dentária é um probleminha bem chatinho de lidar, principalmente quando afeta um dos...
com a participação de:
Daniela Balthazar
CRO-SP: 71941