Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB

Sensibilidade dentária também é possível em crianças. Odontopediatra explica como se prevenir

  A sensibilidade dentária pode acontecer em crianças e pessoas de qualquer idade. O problema pode ser causado por cárie e até força excessiva na escovação. Veja outros motivos!
A sensibilidade dentária pode acontecer em crianças e pessoas de qualquer idade. O problema pode ser causado por cárie e até força excessiva na escovação. Veja outros motivos!

Expert

Sofia Cabaleiro

Sofia Cabaleiro

CRO-MG: 34919

Graduada pela Universidade Estadual paulista (UNESP). Pós-graduada em Endodontia, Cirurgia Oral menor e Dentística (IES- Instituto de Estudos da Saúde). Curso de Toxina botulínica com aplicação na odontologia pela ABO-SP.

A sensibilidade dentária é um problema muito comum e pode acontecer em crianças, adolescentes e adultos de todas as idades. Normalmente ela surge como uma dor ao mastigar ou no incômodo ao comer e beber algo quente, frio ou ácido - e até mesmo doces. O problema é provocado por um desgaste na estrutura do dente, que pode ser causado por cárie, força excessiva durante a escovação, retração gengival, entre outros. Conversamos com a odontopediatra Sofia Cabaleiro para entender como as crianças desenvolvem esse problema e o que fazer para identificar, tratar e prevenir.

Crianças também podem desenvolver sensibilidade nos dentes. Veja algumas causas para o problema!

O dente é composto por três camadas: esmalte, dentina e polpa. Quando a segunda camada é atingida, seja por cárie, erosão ou outro motivo, pode gerar uma sensibilidade. A sensibilidade dentária é normalmente uma dor causada pelo desgaste da estrutura dentária, podendo esse incômodo ser tolerável ou intenso dependendo da causa.

De acordo com a dentista, as causas para sensibilidade podem ser várias: cáries, força de escovação excessiva, fratura dental, retração gengival (diminuição da gengiva que cobre o dente), hipoplasia de esmalte (má formação da estrutura dental), erosão (causada por acidez), restaurações desadaptadas. “Todas essas situações são possíveis de ocorrer na dentição decídua (dente de leite), pois a estrutura do dente de leite é a mesma do dente permanente”, afirma a dentista.

Como identificar a sensibilidade dentária em criança: pais devem ficar atentos às reclamações de dor

Não é tão fácil saber quando os pequenos estão com dor de sensibilidade nos dentes, já que muitas vezes eles têm dificuldade de relatar o problema, principalmente quando está em fase inicial. Por isso, a profissional alerta aos pais para alguns sinais comuns: “Quando algo incomoda, a criança evita mastigar do lado afetado, reclama ao escovar ou ao comer, evita alimentos gelados”, diz. A dica é prestar atenção na mastigação e nos hábitos de higiene bucal dos pequenos. Além disso, os pais devem auxiliar no monitoramento da escovação e, se notarem algo diferente, procurar ajuda de um profissional. A visita regular ao dentista, sobretudo, é a melhor forma de prevenção.

Visitas regulares ao dentista ajudam a prevenir a sensibilidade e outros problemas bucais

Visitas regulares ao consultório dentário é a melhor forma de prevenir a sensibilidade e outros problemas bucais, por isso, recomenda-se o agendamento a cada 6 meses para uma revisão da saúde bucal das crianças e adultos. A escovação em dia, após cada refeição e especialmente antes de dormir é outro ponto de alerta para os pais. Assim como o consumo excessivo de doces e alimentos ácidos, que podem provocar cárie, sensibilidade e outros problemas bucais, devem ser repensados na alimentação e, quando possível, evitados. No caso da sensibilidade dentária na criança, se a origem do problema for má formação do esmalte dentário, a dentista recomenda procurar ajuda de um profissional para que seja traçado um plano de tratamento mais adequado para a criança.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sofia Cabaleiro - Endodontista
Belo Horizonte, MG
CRO-MG: 34919

Mais Matérias: Saúde Bucal Infantil
Saúde bucal do bebê: veja todos os cuidados que você deve ter com sorriso do seu filho
Saúde Bucal Infantil
Saúde bucal do bebê: veja todos os cuidados que você deve ter com sorriso do seu filho
Não dá para negar: todo cuidado é pouco quando se trata da saúde bucal infantil . Mas, ao contrário do que muitos acreditam, o acompanhamento odontológico não deve ser feito a partir da troca de dentes. Na verdade, os cuidados devem começar já nos primeiros dias de vida do bebê,...
Tratamento de bruxismo infantil: a placa de proteção pode ser usada nessa idade?
Saúde Bucal Infantil
Tratamento de bruxismo infantil: a placa de proteção pode ser usada nessa idade?
Você já ouviu falar em bruxismo infantil ? Caracterizado pelo hábito de ranger e apertar os dentes, esse problema atinge principalmente crianças de até 6 anos - justamente o período em que há um maior desenvolvimento da arcada dentária. E, para evitar problemas maiores, é muito importante...
Dente de leite que não amolece: odontopediatra explica o que é e todos os cuidados com a saúde bucal da criança nessa época
Saúde Bucal Infantil
Dente de leite que não amolece: odontopediatra explica o que é e todos os cuidados com...
A troca entre os dentes de leite para os permanentes ocorre por volta dos 6 anos de idade e se estende até...
com a participação de:
Joaquina Santos Diniz
CROSP 115.367
Higiene bucal do dente de leite mole: como fazer? Todos os cuidados para evitar sangramento na gengiva
Saúde Bucal Infantil
Higiene bucal do dente de leite mole: como fazer? Todos os cuidados para evitar sangramento na...
O cuidado com os dentes de leite é um assunto que gera muitas dúvidas, afinal, eles são temporários e logo deixarão de existir para dar lugar aos dentes permanentes . Quando os dentes estão em fase de troca, ou seja, quando estão moles, é mais difícil ainda lidar com a higiene bucal dos...
Limpador de língua infantil: o que é? Como usar? A importância dessa higiene bucal desde a primeira idade
Saúde Bucal Infantil
Limpador de língua infantil: o que é? Como usar? A importância dessa higiene bucal...
O limpador de língua é uma ferramenta fundamental para a higiene bucal. Embora seja pouco conhecido,...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Escova de dentes elétrica: veja 4 vantagens do acessório para higiene bucal infantil
Saúde Bucal Infantil
Escova de dentes elétrica: veja 4 vantagens do acessório para higiene bucal infantil
Não é novidade para ninguém que a escova de dente elétrica pode trazer diversos benefícios para saúde bucal. Mas você sabia que esse acessório também pode ser um grande aliado na hora de cuidar do sorriso das crianças? Além de ser uma opção mais atrativa para os...