Bastou você beber um gole de bebida quente ou gelada para sentir aquela dorzinha chata. Parece até que seu dente levou um choque quando entrou em contato com o líquido. Se isso acontece frequentemente, fique atento! Pois essa situação é um dos sintomas mais conhecidos da sensibilidade dentária - problema bastante comum entre as pessoas e que pode afetar seu sorriso de diversas maneiras, inclusive com a má escovação. Para entender melhor essa complicação bucal, como tratar e prevenir, o Sorrisologia montou um resumão para você!

1. O que é sensibilidade dentária?

Também conhecida como hipersensibilidade dentinária, a sensibilidade é aquela dor que sentimos nos dentes quando entra em contato com algum alimento e bebida quente, gelada, doce ou ácida demais. O problema surge quando a sua primeira camada dentária, o esmalte, é desgastada e entra em contato com as terminações nervosas, alcançando a polpa.

2. Como saber se tenho dentes sensíveis?

Os sintomas são bem evidentes e você consegue perceber a sensibilidade tomando uma casquinha de sorvete ou aquela xícara de café de manhã:

- Dor ao ingerir algo quente ou gelado;
- Seu dente dói quando entra em contato com o vento frio;
- Um certo incômodo quando come alguma coisa doce, como um chocolate;
- Aquela fisgada ao entrar em contato com a acidez, como um suco de laranja.

3. O que pode ser sensibilidade nos dentes? Conheça as causas!

Escovação forçada e excessiva: movimentos de vai e vem executados com muita pressão sobre a superfície dentária poderão gerar uma erosão do esmalte e provocar a sensibilidade;

Má higiene bucal: pode gerar manchas brancas ou cavitações na superfície de esmalte, em decorrência do acúmulo de placa;

Dieta muito ácida: ingestão de grande quantidade de refrigerantes ou isotônicos, ricos em açúcar, podem causar uma corrosão da camada dos prismas de esmalte em decorrência da queda brusca de pH bucal;

Fraturas dentais ou restaurações quebradas: elas podem prejudicar o selamento do esmalte sobre a dentina, expondo-a e, assim, provocando desconfortos dolorosos.

4. 7 alimentos podem causar sensibilidade nos dentes

- Doces em geral;
- Frutas e sucos ácidos;
- Refrigerante;
- Catchup;
- Vinagre;
- Bebidas e alimentos bem gelados, como sorvete e milkshake;
- Comidas e bebidas bem quentes, como sopa e café.

4. Quem tem sensibilidade pode colocar aparelho ortodôntico?

A ortodontista Andreia Cotrim explica que nada impede que pacientes com dentes sensíveis coloquem aparelho e ainda ressalta: “Em alguns casos a causa dessa sensibilidade é determinada pela má oclusão instalada, o que provoca uma recessão gengival com consequente sensibilidade dentária”. Então se você está com sensibilidade dentária e anda com medo de fazer o tratamento ortodôntico, pode ficar tranquilo e procurar um especialista para ajustar seu sorriso.

6. Clareamento dental pode deixar os dentes sensíveis

Pode sim. De acordo com a dentista Beatriz Bussab a sensibilidade após um clareamento dental se desenvolve devido à ação do gel clareador: “Esse produto tem a função de desidratar o dente e penetrar nos túbulos dentinários, causando a sensibilidade térmica”, explicou.

Mas, calma! Isso não significa que todo clareamento deixa os dentes sensíveis. De acordo com o odontologista Djalma Faria, muitos especialistas já usam clareadores com concentrações menores e indicam cremes dentais desenvolvidos para prevenir ou acabar com a sensibilidade. Assim, você terá um sorriso branco sem se preocupar com esse incômodo.

7. Escovar os dentes pode causar sensibilidade dentária

Você sabe escovar os dentes de forma correta? Muita gente responde essa pergunta com um sim, mas acaba usando muita pressão e força durante o ritual de higiene, o que é errado! Movimentos feitos de forma brusca podem refletir na sensibilidade dentária, sabia? O dentista Claudio Heliomar explica como isso acontece: “Quando a escovação é feita com muita força ou usando cerdas mais duras, o esmalte dentário (camada protetora) acaba sendo desgastado, deixando a dentina exposta e causando a dor da sensibilidade”, destaca.

8. Como prevenir a sensibilidade?

A sensibilidade pode ser evitada sim! Basta ir regularmente ao seu dentista (a cada seis meses) para fazer um check-up do seu sorriso, ter uma dieta mais saudável, rica em alimentos detergentes, evitando ingredientes ácidos e doces para preservar o esmalte. além disso, a escovação deve ser feita sempre de forma suave com uma escova de cerdas macias e flexíveis.

9. O que fazer quando os dentes estão muito sensíveis?

Um dos tratamentos que ajuda a diminuir a sensibilidade dos dentes, é a utilização do creme dental específico para esse problema. Após uma avaliação com o dentista, o melhor creme dental será indicado para garantir um bom resultado na queda dos níveis de sensibilidade. Além disso, também podem ser indicados aplicação de flúor no consultório odontológico, aplicação de laser local e de verniz de flúor.