Seja por falta de apetite, pressa para chegar no trabalho ou hábitos de beliscar bobagens, a verdade é que muita gente não dá a devida importância para o café da manhã. É hora de mudar esse hábito que pode ser bem prejudicial à sua saúde. Mesmo naqueles dias em que você levantou da cama atrasado, não abra mão dessa refeição. Por isso, analise suas prioridades para dar atenção ao que realmente importa: seu bem-estar e a sua saúde física e mental.

Os principais benefícios do café da manhã

A primeira e mais importante refeição é uma peça-chave no seu dia. Um bom café da manhã é capaz de mudar seu humor, te deixando cheio de energia! Mas lembre-se que comer bem não significa comer muito. O ideal é optar por cardápios ricos em nutrientes e vitaminas diversas para seu dia ser ainda mais agradável. A refeição deve ser rica em fibras, baixo teor de gordura e proteína magra, já que além de dar gosto à comida, ainda ajuda a emagrecer. E agora, se animou?

Confira os benefícios e faça suas escolhas!

- Melhora da concentração e memória

- Aceleração do metabolismo

- Emagrecimento

- Regulação da pressão arterial

- Melhora do humor

- Unhas fortes e cabelos sedosos

- Mais força e resistência para atividades físicas

Cardápio 1 - Iogurte grego com granola, frutas vermelhas, mel e água de coco

Uma ótima dica é fazer um mix de frutas vermelhas com iogurte sem gordura sabor tradicional, acrescentando granola e, de vez em quando, um pouco de mel para dar um toque especial. Delicioso, não é? A bebida pode ser algum suco de fruta ou água de coco. É bom evitar os sucos de caixinha, por serem ricos em açúcar. Se você não tem tempo para preparar um suco natural, prefira os de soja ou prepare um chá verde, que além de não ser demorado, ajuda a emagrecer.

Dica: escolha a granola que seja integral e sem açúcar. Será melhor para sua saúde e o café da manhã continuará saboroso!

Cardápio 2 - Duas fatias de pão integral, queijo minas, peito de peru e suco de abacaxi com morango

Naqueles dias em que você acorda com mais fome e seu corpo exige um café da manhã mais reforçado, opte por duas fatias de pão integral, que pode ser requentada na chapa ou no fogão. Um sanduíche com queijo minas e peito de peru, acompanhado de um suco de abacaxi com morango (sem açúcar), vai deixar sua manhã ainda mais revigorante! Mas lembre-se de que não é bom comer frios todos os dias, por isso, separe pelo menos dois dias na semana para esse tipo de ingrediente.

Cardápio 3 - Ovos mexidos feitos sem óleo, peito de peru, queijo branco, tomate e chá verde

Prepare dois ovos mexidos com apenas duas colheres de sopa de água. Isso mesmo! Você não precisa de óleo para preparar seus ovos mexidos. Mas tudo bem, para não deixar seu café da manhã sem graça, acrescente pedacinhos de peito de peru, misture com queijo cottage, tomate picadinho e uns toques de salsinha e cebolinha. Vai começar o dia com outro astral e cheio de energia. Para acompanhar, um chá pode ser gostoso e revigorante. O chá verde dá um toque super especial nessa combinação.

Cardápio 4 - Um copo de vitamina, uma fatia de pão integral com ricota

Vitaminas são deliciosas e o preparo é super rápido. A dica é investir numa super vitamina de banana e morango. Para dar a consistência de um milkshake, bata as bananas no liquidificador. Quando começarem a parecer sorvete, desligue o aparelho e acrescente pedacinhos dos morangos. Por fim, adicione leite. Após atingir a consistência desejada, pode servir! Para acompanhar, experimente colocar ricota em uma fatia de pão integral. Mais gostoso, impossível!

Cardápio 5 - Uma xícara de café com leite, uma fatia de pão integral com requeijão e um iogurte com granola

Aqui temos o bom e velho café com leite. Quem não gosta, não é? Ele age na medida certa para  despertar de vez e fazer o dia começar do jeito certo. O pão integral, vez em quando, pode ser substituído por um pão francês. Só cuidado para não exagerar! No lugar do requeijão, pode entrar também ricota, queijo minas ou margarina. Por fim, um iogurte com granola pra fechar sua refeição da forma mais gostosa.