O aparelho ortodôntico é um dos tratamentos mais indicados quando o assunto é alinhar os seus dentes, mas que ainda deixa muita gente insegura com a parte estética. Se você descobriu que precisa colocar aparelho fixo e está achando que seu visual vai por água abaixo a partir de agora, saiba que não precisa ser assim. O aparelho dentário é um acessório necessário à saúde, mas que pode ser incrementado com muito charme com a escolha certa das borrachinhas que fazem parte dele. Essas pecinhas ajudam na movimentação e no alinhamento dos dentes, e além disso estão disponíveis em várias cores diferentes! Você pode deixar o seu sorriso mais colorido ou optar por algo mais discreto, fica a seu critério. Pensando nisso, o Sorrisologia separou algumas dicas para te ajudar a escolher as melhores combinações de cores para o seu aparelho!

1. Opte por cores que combinem com o seu guarda-roupas

Na hora de escolher as cores das borrachinhas do seu aparelho ortodôntico é preciso pensar em muitos fatores, como seu estilo de vida, sua personalidade e se a cor combina com as roupas que você tem no armário. Chegar no ortodontista e optar por uma coloração que você se arrependa depois só vai te fazer esperar até a próxima consulta para trocá-la. A dica é: se o seu guarda-roupas tem várias peças com cores primárias, usar a mesma ideia no aparelho pode ser uma boa. Agora, se suas roupas são mais coloridas e estampadas, adotar cores mais neutras - como transparente - pode ser a melhor opção.

2. Teste diferentes combinações com um aplicativo

Se você gosta de experimentar diferentes opções de cores, mas tem receio de arriscar e não gostar do resultado, não precisa se preocupar. Com os avanços tecnológicos de hoje em dia, é possível testar as cores das borrachinhas com aplicativos para o celular, como o BraceMate. Disponível para iOS e Android, o app é totalmente gratuito e já vem com alguns tons pré-definidos que permitem visualizar como ficariam as cores escolhidas nos dentes. Além dessa simulação, ele também é ótimo para dar dicas e cuidados que o paciente deve ter durante o tratamento ortodôntico. ;)

3. Cores discretas são sempre uma ótima opção

Se discrição é seu nome do meio essa dica foi feita para você. Cores exóticas nem sempre trazem um resultado legal, então às vezes a melhor opção é usar uma cor mais básica e que não chame muito a atenção - principalmente para quem frequenta um ambiente de trabalho mais sério. Preto, azul-marinho, verde-escuro, roxo e até tonalidades mais claras, como branco e azul bebê, são cores que combinam com tudo e dificilmente vão aparecer de forma destacada no seu sorriso. Entretanto, é importante ter certa atenção com o branco, por exemplo, já que esse tipo de borrachinha é muito mais suscetível a manchas, o que pode mudar a sua coloração. “Isso acontece pois elas absorvem estes corantes na sua composição e acabam modificando sua cor”, explica o ortodontista Sérgio Henrique Casarim.

4. Use as cores para fazer referência a algo que você goste

Já pensou em aproveitar as cores do seu aparelho para homenagear algo que faça parte da sua vida? Assim você tem ainda mais motivos para sorrir por aí! Misture as cores do seu time de coração, cores da bandeira do seu país ou tons da cor que você mais gosta (imagina que legal criar uma paleta só sua?). Então se você é alto astral e não tem medo de se jogar no que é excêntrico, essa é uma ótima forma de deixar sua criatividade voar longe e brincar com as cores de algo que você goste muito! Apostar em borrachinhas coloridas podem render uma combinação arrasadora, além de deixar o seu sorriso muito mais alegre!

Mas não esqueça de manter sua higiene bucal em dia, hein? Com tantos acessórios ortodônticos na sua boca, o acúmulo de placa bacteriana se torna maior e a limpeza do sorriso precisa ser mais detalhada, com o uso da escova ortodôntica e interdental, sem falar da utilização do fio dental todos os dias. “Para isso existem os passa fios que auxiliam ao paciente utilizar o fio dental”, orienta o especialista. Desta forma, a cor das suas borrachinhas ficará sempre viva e seu sorriso saudável.

BÔNUS: mais 5 dicas para escolher as cores do aparelho

• Aproveite datas comemorativas para fazer combinações interessantes, como misturar borrachinhas vermelho e verde para o Natal ou preto e laranja para o Halloween;
• Combine cores de mesma tonalidade, como azul escuro e claro;
• Borrachinhas transparentes ou pratas ajudam a disfarçar o aparelho;
• O amarelo ajuda a realçar o branco dos dentes;
• Em caso de dúvida, opte por alguma cor mais clara que não tem erro!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sérgio Henrique Casarim Fernandes - Ortodontia e Ortopedia Facial
Juiz de Fora - MG
CRO-MG: 15649

Originalmente publicada em 22/08/2016
Atualizada em 31/01/2020