Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
21.09.2017

Saúde bucal também é beleza: veja como ter uma boca mais atraente que vai muito além do batom

Usar um belo batom sem dúvidas deixa sua boca mais atraente. Mas esse não é o único cuidado que você deve ter com a aparência do seu sorriso!
Usar um belo batom sem dúvidas deixa sua boca mais atraente. Mas esse não é o único cuidado que você deve ter com a aparência do seu sorriso!

Toda pessoa que gosta de se cuidar tem seus rituais de beleza. Se a maquiagem está entre esses hábitos, a escolha de um belo batom é um ponto importante dessa composição. Mas não é só ele que tem a função de deixar a boca mais atraente! A saúde bucal é muito importante para a harmonia dessa parte do corpo. Doenças bucais, que resultam da falta de cuidados adequados, podem trazer consequências à aparência. Preservar a saúde da sua boca, portanto, não é apenas uma questão de saúde. Afinal, do que adianta usar o batom mais bonito, chamando atenção para essa região, se ela não for bem tratada? Veja algumas dicas do Sorrisologia para cuidar dessa região!

Antes de tudo: cuide da higiene bucal

Para manter sua boca saudável e bonita, preservar a higiene bucal é essencial. Escovar os dentes cerca de 30 minutos após as refeições, com movimentos de vai e vem e por cerca de 2 minutos é o ideal. Não esqueça de limpar a língua! Por meio da escovação é possível deixá-la sem aquela camadinha branca, conhecida como saburra, e faz com que ela fique rosada. Usar fio dental diariamente e complementar com um enxaguante bucal são ações que também devem fazer parte da sua rotina. Esses cuidados farão com que seus dentes, língua e gengiva permaneçam com aparência saudável, compondo um sorriso bonito.

Tenha um kit de saúde bucal na bolsa

Conservar a higiene bucal durante todo o dia é uma tarefa difícil se você não está em casa. O ideal é que você tenha um kit com os itens mais importantes, principalmente se você costuma fazer refeições fora. Uma escova com cerdas retas e macias e cabeça não muito grande é essencial! Além disso, um creme dental que contenha flúor também é necessário. Existem diferentes tipos e você pode escolher o que for mais adequado. Um item que pode ser menos valorizado é o fio dental, mas ele também é indispensável. Pelo menos uma vez ao dia, quando já estiver em casa, ele pode ser útil para tirar sujeirinhas que ficam presas e evitar o uso do palito de dente, que é um perigo para o sorriso!

Mantenha as consultas em dia

Visitar o dentista deve fazer parte do seu calendário. Nas consultas de rotina, o profissional poderá trabalhar na prevenção de doenças que podem prejudicar sua boca, como cáries e doenças gengivais. No caso da existência de algum quadro, ele poderá identificar rapidamente e começar o tratamento, evitando piores consequências. Além disso, é função do dentista indicar bons hábitos, que irão conservar a saúde de sua boca, e consequentemente sua beleza. O indicado é que as consultas sejam feitas no mínimo de 6 em 6 meses, podendo ser entre intervalos menores caso exista algum quadro específico.

Conserve seu sorriso branco

Se mesmo seguindo os cuidados de higiene bucal adequados seus dentes não estão tão branquinhos quanto deveriam, não se preocupe! Certos tipos de alimentos e bebidas são alguns dos fatores que podem contribuir para o escurecimento deles. Uma opção para resolver essa situação e deixar seu sorriso do jeito que você quer é o clareamento dental. Ele pode ser feito no consultório ou em casa. Não deixe de consultar o seu dentista e descubra qual a melhor opção!

Confira se você precisa de tratamento ortodôntico

A posição dos dentes é um fator que faz grande diferença na composição de um sorriso, e portanto, na beleza da boca. Dentes tortos, desalinhados ou muito afastados podem prejudicar a harmonia dessa área. Por isso, é importante ter contato regular com um dentista, que poderá perceber a necessidade de utilizar um aparelho para corrigir esses problemas. Para quem não quer abrir mão da estética nem durante o tratamento, hoje em dia já existem aparelhos transparentes e invisíveis, muito mais discretos!

Mais Matérias: Bem Estar
Quais práticas esportivas precisam de protetor bucal?
Bem Estar
Quais práticas esportivas precisam de protetor bucal?
Se você tem o costume de praticar esportes, já deve ter ouvido falar sobre o protetor bucal . Como o próprio nome já indica, o equipamento é o grande responsável por preservar os seus dentes, protegendo-os de possíveis impactos durante algumas práticas esportivas. Ainda assim, é comum que...
Harmonização facial: como saber se preciso desse procedimento?
Bem Estar
Harmonização facial: como saber se preciso desse procedimento?
A harmonização facial tem se tornado um procedimento estético de muita procura, sendo o...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
A higiene bucal pode afetar outras partes do corpo? Entenda!
Bem Estar
A higiene bucal pode afetar outras partes do corpo? Entenda!
Não é novidade que cuidar da higiene bucal é o primeiro passo para garantir a saúde e...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Endocardite: o que é, como tratar, quais as causas?
Bem Estar
Endocardite: o que é, como tratar, quais as causas?
A endocardite é uma doença inflamatória que pode atingir as estruturas internas do coração. Embora seja pouco conhecido entre os pacientes, o quadro é originado pela má higiene bucal e pode afetar significativamente a qualidade de vida do paciente, trazendo danos irreversíveis para o sistema...
Cuidados com aparelho dental fixo: 5 dicas para os primeiros dias de tratamento
Bem Estar
Cuidados com aparelho dental fixo: 5 dicas para os primeiros dias de tratamento
Não dá para negar: os primeiros dias usando aparelho ortodôntico são os mais difíceis do tratamento. Afinal, esse período tende a funcionar como uma fase de adaptação para todas as estruturas. Justamente por se tratar de uma novidade, é comum que os ferrinhos e os bráquetes do...
Como saber se sua enxaqueca tem ligação com problemas dentais?
Bem Estar
Como saber se sua enxaqueca tem ligação com problemas dentais?
Você tem lidado com crises constantes de enxaqueca ? É importante ligar o sinal de alerta, isso pode...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418