Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
17.04.2017

Saúde bucal infantil: mande a cárie para bem longe com uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes

Expert

Liliane Oppermann

Liliane Oppermann

CRM 123314

Médica Nutróloga, título de Especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e Diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular (AMBO). Também pela ABRAN é capacitada em Nutrologia Esportiva, Diabetes, Obesidade Infanto-juvenil e em em acompanhamento pré e pós-cirurgia Bariátrica. Formada em 2002 na Univas (Pouso Alegre-MG), desde então vem se dedicando ao estudo da obesidade. Elaborou o Método de Emagrecimento Dieta DC e junto com a Prática Ortomolecular vem acompanhando seus pacientes. Especialista em Modulação Hormonal pela Longevidade Saudável.

Os hábitos nutricionais no início da vida são determinantes na prevenção de doenças e na construção de uma vida mais saudável. Se o seu filho só quer saber de doces e já sabe fazer cara feia para verduras e legumes, chegou a hora de mudar esse cenário. Para a criança encarar a comida saudável com outros olhos é importante incluir esses alimentos em seu cardápio o mais cedo possível. A alimentação rica em nutrientes ainda na infância diminui as chances de desenvolver cáries e outros problemas bucais causados pelo acúmulo de placa bacteriana. Para falar sobre a importância de uma refeição mais colorida para o seu filho, convidamos a nutróloga Liliane Oppermann.

Uma boa alimentação = sem cárie

Para muitos pais, tirar o chocolate da dieta de uma criança ainda é um grande desafio. Ouvir “não” do seu filho toda vez que você oferece uma maçã como sobremesa não deve ser fácil. Mas é importante persistir e continuar introduzindo opções nutritivas de uma forma bem sutil. Toda essa mudança valerá a pena para a saúde geral e bucal da criança. “Uma alimentação saudável contribui não só para o bom desenvolvimento cognitivo e físico da criança como também ajuda a evitar cáries, placas e gengivites”, explica a nutricionista.

Além disso, Liliane reforça a importância de incluir alimentos mais crocantes e outros hábitos na rotina dos pequenos. “Deve-se priorizar o consumo de vegetais, frutas com casca, beber uma boa quantidade de água e praticar todos os cuidados com a escovação diária”. Todas essas atitudes ajudam a prevenir lesões cariosas no sorriso do seu filho. Não deixe de praticá-las em conjunto.

Alimentos que não podem faltar na dieta do seu filho

Pepino: Ele é rico em vitaminas do Complexo B e Vitamina C. “O pepino é excelente para melhorar a imunidade e tratar gengivites e outras inflamações bucais”, garante a profissional. Com 95% de água em sua composição, ele também ajuda a manter um hálito fresco e dentes mais resistentes.

Maçã: Essa fruta tem uma casca fibrosa e limpa o sorriso de uma maneira superficial a cada mordida. “Ela possui pouco açúcar, alto teor de fibras e é rica em água, isso a torna uma aliada contra resíduos de alimentos que ficam entre os dentes”, diz. Sem falar que é uma excelente sugestão de sobremesa ou lanchinho da tarde.

Morango: De acordo com a nutróloga, o morango é uma das melhores opções para quem busca ter dentes mais brancos e brilhantes. “Isto porque ele é rico em ácido málico, um adstringente natural que auxilia a diminuir manchas nos dentes, além de ser rico em vitamina C, que ajuda a combater a placa bacteriana”, revela.

Iogurte: O iogurte, famoso por fazer parte do seu café da manhã, é rico em proteínas e lactobacilos vivos. “Importantes para combater bactérias que causam cáries e outras doenças bucais”. Além de ser rico em cálcio e fósforo, elementos que ajudam a manter os dentes fortes e saudáveis.

Pera: Com baixo índice glicêmico, a pera tem pouco açúcar e muita água em sua composição. Ela ajuda a manter um hálito fresco e previne a gengivite. Também é uma ótima fruta para se comer na ceia.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Liliane Oppermann - nutróloga
CRM 123314

Mais Matérias: Alimentação
Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?
Alimentação
Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?
Da dor de dente  à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que...
Leite faz bem aos dentes e às gengivas? Dentista explica como é a relação da bebida com a saúde bucal
Alimentação
Leite faz bem aos dentes e às gengivas? Dentista explica como é a relação da bebida com...
Não dá para negar: nós somos o que comemos! Por isso, é comum termos um cuidado especial...
com a participação de:
Joaquina Santos Diniz
CROSP 115.367
Alimentação importa! Entenda como os alimentos detergentes podem fazer bem ao seu sorriso
Alimentação
Alimentação importa! Entenda como os alimentos detergentes podem fazer bem ao seu...
Dentre tantos fatores que influenciam nossa saúde, a alimentação é um deles -...
com a participação de:
Daniela Balthazar
CRO-SP: 71941
Café mancha os dentes: mito ou verdade? Especialista esclarece
Alimentação
Café mancha os dentes: mito ou verdade? Especialista esclarece
Um sorriso branquinho é o que muita gente deseja, mas às vezes surgem alguns inconvenientes no...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Dieta vegetariana pode influenciar na saúde bucal? Especialista explica
Alimentação
Dieta vegetariana pode influenciar na saúde bucal? Especialista explica
O número de pessoas vegetarianas cresce cada vez mais, e a tendência é só aumentar. No...
com a participação de:
Daniel Cohen Goldemberg
CRO-RJ: 29267
5 alimentos que devem ser evitados após realizar o clareamento dental
Alimentação
5 alimentos que devem ser evitados após realizar o clareamento dental
Você finalmente fez o clareamento dental e os seus dentes parecem até de outro mundo! Fazia tempo que...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7