Quando somos crianças, é normal que nossos pais sejam nossos maiores exemplos. Com eles aprendemos grande parte do que sabemos sobre o mundo até então, e isso abrange os cuidados com o nosso corpo. E nosso sorriso está incluído nisso! Nessa fase, é muito importante ensinar aos filhos bons hábitos de higiene e saúde bucal. Entenda melhor o assunto com a odontopediatra Amanda Mattos, que deixou também algumas dicas!

Quais cuidados com a higiene bucal devem ser ensinados para as crianças?

A higiene bucal da criança deve ser uma preocupação desde muito cedo, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos. “Desde o nascimento deve ser empregado o hábito de higienizar a cavidade bucal da criança”, recomenda a profissional. Isso é importante para evitar problemas como a cárie, por exemplo, que pode ocorrer caso essa higiene não seja realizada após a amamentação.

Quando aparecem os dentes, a escovação já pode ser realizada. E a partir do momento em que a capacidade motora já estiver mais desenvolvida, é hora de começar o aprendizado. “Pode-se ensiná-las a escovação, de forma dinâmica e motivacional, assim se tornará algo prazeroso para elas”, orienta Amanda. O fio dental, por sua vez, não pode ser deixado de lado, e por ser um pouco mais complicado deve ser realizado pelos pais até a criança ter total domínio de sua coordenação. “Hábitos alimentares com pouco consumo de carboidratos e açúcares também devem ser empregados, afim de uma saúde bucal adequada”, diz ela.

Entenda porque é importante ensinar bons hábitos na infância

A infância é a época em que mais assimilamos coisas novas. Nessa fase, também adquirimos aprendizados que vamos levar para o resto da vida. “Ao ensinar desde cedo os hábitos de higiene bucal, eles se tornam mais fáceis de pertencer à rotina da criança e assim perdurar até a fase adulta”, explica a odontopediatra. Quando os hábitos ensinados são colocados em prática, é proporcionado à criança uma condição de saúde melhor, com pouco ou até zero risco de doença. “Bons hábitos são sinônimos de prevenção, e prevenir ainda é o melhor remédio”, afirma ela.

Saiba algumas dicas do que não pode deixar de ser ensinado durante a infância

Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, com um creme dental com flúor, é o passo mais básico em relação a higiene bucal. Ele deve ser ensinado às crianças o mais cedo possível, para que se torne um hábito em suas vidas. “Além disso, usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva”, orienta ela.

A alimentação também é um item importante, que se relaciona intimamente com a nossa higiene e saúde bucal. “Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido é fundamental”, diz ela. Para finalizar, leve seu filho para consultas regulares com o dentista! Se ele se acostumar com esse hábito ainda pequeno, maiores são as chances de que continue a segui-lo e ter um sorriso lindo por toda a vida.