Cada fase da vida exige cuidados bucais específicos. Esse cuidados também são diferentes em relação ao homem e à mulher.  É comprovado que eles acabam deixando os cuidados orais de lado mais do que o público feminino e isso engloba vários fatores, além da falta de escovação, como explica o dentista Max Ferreira. "Homens, mais comumente, deixam de realizar a higienização bucal de maneira regular, assim como não fazem as visitas preventivas ao dentista".

Cárie e doença periodontal precisam ser combatidas

Sabemos que estes problemas podem afetar o universo bucal de qualquer pessoa. Mas a maioria dos homens, por não cuidarem do seu sorriso da forma correta, acabam sendo mais propensos a cárie e periodontite. Além disso, há doenças mais graves na lista. "Pode-se dizer que o câncer bucal tem uma prevalência maior nos homens principalmente pelo o uso abusivo de álcool e fumo".

Escovação + Fio dental 2 vezes ao dia podem salvar um sorriso

Para prevenir ou acabar com qualquer doença bucal, nada melhor do que praticar aquela velha e boa higiene. O dentista assegura que este é o primeiro passo para o tratamento destes problemas. "A higienização bucal diária com escova e fio dental feita, pelo menos, duas vezes ao dia e visitas regulares ao dentista são essenciais para o tratamento desses problemas". As lesões pré-cancerígenas podem ser detectadas precocemente nessas visitas, o que torna o tratamento muito mais eficaz. Para completar, é preciso mudar hábitos. "Dieta balanceada e rica em fibras, além da diminuição de hábitos nocivos como o fumo e o álcool".

A escova certa para sua higiene 

Homens não costumam ligar muito para tipos de escova de dentes e pegam a primeira que encontram à venda. Mas a sua higiene pode ser muito mais eficaz usando as ferramentas certas. Pesquise e encontre a melhor para você. Mas aqui vai uma dica: as escova com lados flexíveis são ótimas para contornos de dentes e gengivas. Capaz de remover mais placa bacteriana, ela ajuda a proteger sua boca das doenças gengivais e periodontais, com cerdas extra-macias que proporcionam uma limpeza confortável. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Max de Aguiar Ferreira - Odontologista
Armação de Búzios - RJ
CRO-RJ :27553