Você é um apaixonado por comida e já entendeu que a hora mais importante do seu dia é a que você está diante do seu prato. Se suas frases mais frequentes são: "a que horas sai o almoço?" e "por que minha pizza está sem borda recheada?", você é oficialmente um amante da arte de comer. Mas para que esse momento tenha muito mais sabor e saúde é preciso ficar atento a alguns detalhes. Quando o assunto é saúde bucal, a escolha errada de alguns alimentos ou apenas o consumo em excesso podem prejudicar bastante dentes e gengiva. Confira alguns que estão nessa lista.

Peixe

Se você já se engasgou com uma espinha de peixe sabe a aflição que isso significa. Mas além desse risco, ao mastigar com pressa, esse pedacinho pode perfurar a gengiva ou até mesmo ficar preso entre os dentes, dificultando a sua remoção. Fique bem atento ao limpar a carne do peixe antes de comer e, durante a mastigação, faça com calma e atenção. Ao notar qualquer espinha perdida por ali, retire na hora.

Pipoca

Filme sem pipoca não tem a menor graça. Só que esse alimento pode ser um problema para a saúde bucal, por isso, tome cuidado ao mastigar. O aviso vale o dobro para pessoas em tratamento ortodôntico, pois qualquer descuido pode acarretar em alguma pecinha do aparelho quebrada. Sempre tem aquele milho não estourado que a gente acaba mastigando junto. A pipoca também costuma deixar várias casquinhas presas entre os dentes que somente uma escovação bem feita com uso do fio dental pode eliminar adequadamente.

Açaí

Além de gostoso, ele é versátil. O açaí pode ser incorporado de diversas maneiras na sua alimentação: milkshake, geleia, sorvete, sucos e até mesmo na sua forma pura. Mas você já deve ter reparado na bagunça que fica na sua boca ao terminar de comer. É possível notar dentes, língua e até parte dos lábios roxos. Isso porque o açaí está na lista dos alimentos chamados cromogênicos, ou seja, são superpigmentados. Para quem está realizando clareamento dental, deve repensar o consumo dele por um tempo. Evite os excessos e não se esqueça da higiene caprichada depois.

Alho e cebola

Aqui existe um pró e um contra bem interessantes. Alho e cebola são alimentos fontes de flúor e você deve saber o quanto essa substância é importante para fortalecimentos dos dentes, certo? Por outro lado, estes mesmos alimentos são grandes causadores de mau hálito. Entretanto, nada impede de você comê-los, só evite ingerir em excesso caso depois do almoço você tenha aquela reunião importante de trabalho. E nunca deixe de levar seu kit de higiene bucal aonde você for para garantir a limpeza e eliminar todo odor chatinho.