Escovar os dentes e de repente se deparar com a gengiva sangrando é uma situação bastante comum, e que pode ser provocada por diferentes motivos. No entanto, apesar de muitas pessoas passarem por isso em algum momento, é fundamental ficar atento e buscar um especialista se os episódios se tornarem frequentes ou se você observar qualquer outro sinal de anomalia. Como esse sangramento pode ser originado por várias causas, o Sorrisologia separou as 4 mais comuns para te ajudar a entender o que pode estar acontecendo - mas isso não substitui uma consulta com o seu dentista, hein?

Gengivite

Normalmente esse é o quadro mais frequente quando a gengiva apresenta sangramento sem motivo aparente. A gengivite acontece porque muitas vezes a higiene bucal é realizada de maneira inadequada ou ineficiente, gerando um acúmulo de placa bacteriana na superfície dentária que pode afetar também a gengiva. Isso provoca uma inflamação no tecido gengival e, consequentemente, deixa a região mais fragilizada e suscetível a sangramentos, principalmente durante o ato de escovação.

Periodontite

A periodontite é uma evolução da gengivite quando ela não é tratada corretamente. Porém, a doença periodontal precisa de atenção redobrada por causa dos riscos que ela apresenta, já que além do sangramento e da supuração (formação de pus), ainda há a possibilidade de perda dentária, caso a doença não seja examinada e tratada a tempo. Por isso que, caso seja observado um sangramento na gengiva, é fundamental que o paciente recorra a um especialista para verificar qual a causa do quadro e a melhor alternativa para o tratamento.

Escovação inadequada

Além desses problemas bucais, outro fator que pode provocar o sangramento na gengiva é uma escovação feita de maneira errada. Tem quem ache que para limpar bem os dentes é preciso escovar com muita força, mas a verdade é que isso pode até ser prejudicial para a saúde bucal. Quando você aplica muita força na escovação, pode acabar machucando a gengiva, deixando-a mais sensível. Portanto, ao realizar a higiene bucal, o ideal é fazer tudo com bastante calma e delicadeza, além de optar sempre por escovas de cerdas macias para te ajudar nesse processo.

Cárie

Não é sempre que a presença de cáries provoca o sangramento gengival, mas pode é uma situação que pode acontecer. Assim como a gengivite e a periodontite, a cárie também pode ser causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, o que explica a possibilidade de inflamação do tecido gengival. Mas além do sangramento, a cárie também pode ser identificada por outros sinais, como dor e sensibilidade dentária. Por isso é importante sempre manter em dia as consultas com o dentista para prevenir que esse tipo de problema se instale no seu sorriso.