Desde o nascimento, passando pelo surgimento dos primeiros dentinhos de leite e continuando por toda a infância, a higiene bucal é um momento muito importante na vida dos pequenos. Criar bons hábitos de limpeza e saúde bucal pode evitar problemas graves no futuro. As refeições devem ser sempre seguidas da escovação, além do uso diário do fio dental, mesmo que os dentes ainda não sejam permanentes. Esse momento, no entanto, pode parecer um pouco chato para a criança, o que o torna mais complicado. Mas não precisa ser assim! Veja algumas dicas que separamos para tornar a higiene bucal um momento mais divertido para os pequenos.

Use itens divertidos e específicos para a higiene bucal infantil

Hoje em dia já existem itens de higiene bucal específicos para a infância. Escovas de dente com formato menor e cerdas macias, e cremes dentais específicos para crianças. Além de serem em formatos específicos para essa faixa etária, eles costumam ter desenhos de personagens conhecidos pelos pequenos, o que torna o momento mais prazeroso para eles. Vale também apostar em brinquedos, e vídeos feitos exatamente para ajudar nessa tarefa, e que podem ajudar a animar a hora da limpeza!

Crie uma história para explicar a importância da higiene bucal para as crianças

Sabemos que a higiene bucal é essencial para manter um sorriso saudável e evitar problemas como a cárie, gengivite e mau hálito, entre muitos outros. No entanto, essa explicação pode ser complicada demais para uma criança. Por isso, na hora de fazer a higiene bucal, de ensinar como deve ser feita e explicar sua importância, vale usar histórias criativas, nas quais as doenças aparecem como vilões e os itens de higiene bucal são os heróis. Use a imaginação!

Dê recompensas pelos bons hábitos de higiene bucal

Um sistema que funciona muito bem na hora de ensinar bons hábitos para os pequenos é dar recompensas quando eles se comportam da forma correta. Um tempo a mais fazendo sua brincadeira preferida ou até um passeio diferente podem ser formas de incentivar a higiene bucal e fazer com que a criança se dedique mais a esse momento.

Torne o momento da higiene bucal parte da rotina da família

“Ao ensinar desde cedo os hábitos, eles se tornam mais fáceis de pertencer a rotina da criança e assim perdurar até a fase adulta”, afirma a odontopediatra Amanda Mattos. Além disso, é importante que os pais deem o exemplo praticando eles mesmos bons hábitos de higiene bucal, sempre que possível junto com as crianças. Dessa forma, esse pode se tornar um momento de descontração e interação da família, sendo muito mais divertido para as crianças. Elas poderão entender a importância desse hábito, e é mais fácil que ele se torne uma parte essencial da rotina diária.

Peça dicas ao odontopediatra

Podem surgir algumas dúvidas na hora de cuidar e ensinar a higiene bucal aos pequenos, e aí entra a importância do odontopediatra e de manter consultas regulares com ele. Passar o fio dental, por exemplo, pode ser uma tarefa mais complicada. “O papel fundamental do odontopediatra nesse momento está em orientar e ensinar os pais a técnica, manejo e conduta para tornar o uso do fio dental efetivo e prazeroso para a criança”, afirma Amanda. Ou seja, além de aprender os procedimentos, vale também pedir ao profissional mais dicas para de métodos para tornar essa limpeza mais divertida!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Amanda de Souza Mattos - Ortodontista e Odontopediatra
Bahia
CRO-BA: 12592