Você sabe qual é a aparência da placa bacteriana? Quando está muito tempo acumulada nos dentes, ela costuma ter uma cor amarelada. Mas isso não significa que o seu sorriso branco está livre do biofilme. Logo no início, a placa bacteriana se dá forma como uma película transparente que não dá pra enxergar a olho nu. Por outro lado, existe uma maneira de identificar esses microrganismos ainda na sua fase inicial: usando os reveladores de placa bacteriana. Já ouviu falar deles? O Sorrisologia explica os benefícios e a importância dessas ferramentas na saúde bucal.

O que são os reveladores de placa bacteriana? 

Com os reveladores de placa, não adianta mentir para o seu dentista. Eles funcionam como verdadeiras lanternas que evidenciam a cena do crime, o acúmulo das bactérias nos dentes e nas gengivas. Quando você usa um revelador, ele colore a placa bacteriana para facilitar toda a sua remoção durante a escovação. Mas qual é a forma desse revelador? Existem várias opções disponíveis no mercado, como pastilhas, líquidos e até mesmo em creme dental. Se você tá na dúvida sobre qual é o melhor produto para o seu caso, vale consultar um dentista.

De que maneira os reveladores podem beneficiar a saúde bucal?

Essas ferramentas reveladoras podem ser usadas por qualquer pessoa que deseja melhorar a higiene bucal. Entretanto, elas são mais recomendadas para aqueles pacientes com alto risco em acumular placa bacteriana, como os que usam aparelhos ortodônticos, por exemplo. Os reveladores também podem ser incluídos na rotina odontológica dos idosos, crianças e pessoas com dificuldade motora

Conheça os tipos de reveladores de placa bacteriana:

Tablete revelador de placa: você precisa mastigar e misturar com saliva. Depois é só agitar a saliva por todos os locais, como se estivesse fazendo bochecho com enxaguante bucal, e cuspir.

Cotonetes reveladores de placa: use os cotonetes para esfregar a superfície de seus dentes.

Solução reveladora de placa: agite a solução por toda a boca durante 30 segundos e cuspa.

Fio revelador de placa: use um fio dental colorido para mostrar a placa que foi removida.

Todos os formatos deixam os dentes com um aspecto roxinho. Não precisa tomar um susto, pois saí assim que você escola os dentes!