Sorrir é contagiante! Quem não se sente bem ao ver um grande e sincero sorriso? A verdade é que a alegria está em muitas partes da nossa vida e os dentes têm um enorme papel nisso. Na procura por um sorriso ainda mais brilhante, cada vez mais pacientes recorrem aos tratamentos estéticos de Odontologia, como o uso de clareadores dentais. “É um tratamento realizado com substâncias químicas que modificam a cor do dente”, explica a especialista em ortodontia Alana Beltran. A profissional comenta que, além do sorriso bonito, existem também outras razões para clarear os dentes! Você as conhece?

Clareamento dental não é para todos!

Infelizmente, nem todos os pacientes podem realizar o procedimento. “Antes de iniciar o tratamento clareador é imprescindível a realização de um criterioso exame clínico e radiográfico, para verificar os possíveis fatores, como cáries e infiltrações, que poderão influenciar na sensibilidade dental durante ou após a aplicação da técnica clareadora”, explica Alana. O tratamento é feito com substâncias químicas, sendo necessária a consulta odontológica. Apenas o profissional sabe a técnica correta de clareamento dental. Procedimentos caseiros devem ser aprovados previamente pelo profissional.

O clareamento é um procedimento tanto estético quanto funcional

É claro que dentes mais brancos representam algo que muitos pacientes buscam por conta de uma melhor aparência. Mas existem casos em que o clareamento dental não é somente estética, mas também funcional. “É indicado para pacientes que apresentam amarelamento dos dentes ou dentes escurecidos, decorrente da idade, canais atrésicos, fluorose e pigmentação”, indica. Nesses casos, clarear os dentes passa a ser um tratamento para reverter esses problemas.

Manter uma boa higiene bucal é a dica para um resultado efetivo

A higiene da boca pode ser a garantia de uma boa ação do produto. “Após o clareamento é indicado escovar os dentes logo após o consumo de alimentos e bebidas com pigmentação e manter uma boa higiene com visitas periódicas ao dentista”, recomenda. A má higiene pode ser a razão dos dentes ficarem com um aspecto mais amarelado. Conforme o paciente não segue as orientações dos profissionais, os dentes e outras partes da boca acumulam placa bacteriana, dando essa impressão de descuido.

Lente de contato dental é outra opção para um sorriso mais branco!

As lentes de contato dental são opções para pacientes insatisfeitos com o tamanho de seus dentes ou com a coloração deles. “Cada paciente possui um determinado tom de “branco” que o dente consegue atingir, dependendo de cada pessoa. Quando o paciente procura um dente ainda mais branco após o clareamento, a lente de contato dental de porcelana pode ser indicada”, sugere. Essa opção também deve ser analisada junto a um profissional. Por isso, se você está incomodado com a forma que seus dentes se apresentam, vá a um dentista! Converse com eles sobre as alternativas disponíveis para ter um sorriso ainda mais lindo!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alana Beltran dos Santos Souza - Especialista em Ortodontia
São Paulo - SP
CRO SP - 108.628