Algumas situações pegam a gente de surpresa, não é mesmo? Por sorte, quando se fala de saúde bucal, cuidados simples podem salvar qualquer pessoa de constrangimentos ou problemas no futuro. E não importa o cenário: começando por algumas dicas e bons hábitos de higiene, a prevenção pode acabar com qualquer inconveniente que tentar cruzar seu caminho. Confira alguns passos para estar sempre preparado.

1- Dê mais atenção à escovação

Você quase não usa o fio dental? Esquece de escovar os dentes algumas vezes durante o dia? Não se sinta sozinho, mas também não pense que isso é certo. É comum que a maioria não valorize a escovação da forma devida, mas o que poucos sabem é que ela é um dos maiores aliados para um boca mais saudável. Pode perguntar ao seu dentista: a maioria dos problemas bucais pode ser evitado ou tratado com a prática adequada do ritual, portanto, mais atenção a ele!

2- Use as ferramentas certas

E falando em prática adequada, é bom reforçar que não adianta só fazer a higiene, é preciso fazê-la corretamente. Mesmo que escovar os dentes seja um hábito quase universal, ele se diferencia conforme a necessidade do paciente. Existem, por exemplo, produtos específicos para ajudar a limpeza bucal de quem faz tratamento ortodôntico. São esses aliados que vão potencializar os efeitos da escovação e garantir um sorriso livre de sujeiras.

3- Evite o consumo excessivo de açúcar

Quem nunca correu para as balinhas e chicletes tentando melhorar o hálito ou só matar a vontade de comer um docinho que atire a primeira pedra. Não importa o tipo, às vezes, resistir parece quase impossível. Agora, se você precisa de um empurrãozinho para diminuir o consumo de açúcar, basta lembrar que ele serve também de alimento para as bactérias presentes na sua boca. Sempre bom pensar duas vezes antes de comer aquela barra de chocolate sozinho, né?

4- Use protetor bucal quando praticar esportes

A prática de exercícios físicos está no topo das recomendações médicas para uma vida saudável, mas para que todas as áreas da saúde sejam alcançadas, a bucal não deve ficar de fora. O melhor jeito de equilibrar tudo isso é não deixar de usar o protetor específico para a boca sempre que for praticar algum esporte. No caso de quem faz o tratamento com aparelho ortodôntico, a recomendação é ainda maior. Proteger o sorriso nunca é demais.

5- Consulte seu dentista regularmente

Por mais tentador que seja deixar tudo para depois, visitar o dentista só quando a situação já está fora de controle pode ser um dos hábitos mais prejudiciais. Substituir as visitas esporádicas e traumatizantes por consultas regulares para manutenção é o segredo para viver melhor e sem preocupações. A melhor prevenção é também a dica mais simples: ouça e obedeça os conselhos do especialista.