Ter dentes mais brancos é um dos desejos de quem gosta de se sentir bem ao sorrir. Entretanto, não é apenas quando aquele ator ou atriz da novela solta uma risada que nos inspiramos. Os dentistas vivem dando orientações sobre como cuidar da saúde bucal e são exemplos de um sorriso saudável. Mas o que de fato esses profissionais fazem no dia a dia para ter dentes tão bonitos? Convidamos o ortodontista Caio Botta, a odontopediatra Simone Bastos e o especialista em Dentística Vinícius Barçal para revelarem os seus segredos para um sorriso incrível.

Como é a Rotina de cuidados bucais de um dentista?

Ter uma rotina de cuidados bucais é fundamental para quem quer alcançar dentes mais brancos. Isso significa ter disciplina para não pular ou esquecer nenhuma etapa. É assim que a dentista Simone faz para ter um sorriso tão lindo. “Escovo meus dentes sempre depois das principais refeições e se nesse intervalo eu comer alguma coisa que grude muito nos dentes, procuro escovar logo em seguida”, explica. Ela ainda revela que também usa fio dental e enxaguante à noite antes de dormir.

Vinícius faz sua limpeza oral, em média, quatro vezes ao dia. “A última higiene bucal é sempre a que eu dedico mais tempo, passando o fio dental com cuidado entre todos os dentes e fazendo uma boa escovação com creme dental”. Há dois anos ele começou a utilizar um aparelho que emite um jato de água que auxilia na remoção da placa bacteriana. Ele ainda deixa uma dica para manter os cuidados bucais fora de casa. “Eu carrego sempre um kit básico com escova, creme e fio dental. Ele é leve e em qualquer lugar podemos encontrar um banheiro para fazer a higiene”.

A escovação e uso do fio dental após o café da manhã são importantes para quem quer manter os dentes saudáveis, como explica Caio. “Essa é só a primeira escovação do dia, mas ela é importante por termos ficado já muitas horas sem escovar os dentes durante o sono”. Ele acrescenta ainda que a sua escova dental é de cerdas macias e retas para diminuir o atrito com os dentes e a manuseia com suavidade para evitar machucados na mucosa ou na gengiva.

Dentistas também vão ao dentista

Tanto Simone quanto Vinícius já fizeram tratamento para clarear os dentes. A odontopediatra realizou o procedimento duas vezes, sendo que a primeira foi há três anos no consultório e a última há quatro meses em casa, com as plaquinhas e gel clareador. Caio conta que o cuidado extra que tem para manter os dentes mais brancos e saudáveis é fazer uma limpeza profissional com ultrassom ou jatos de bicarbonato. Essa técnica ajuda a remover manchas que com o dia a dia podem aparecer, mesmo com um bom cuidado com a higiene diária. “Mesmo sendo um profissional da área também visito duas vezes ao ano um colega dentista para me ajudar na tarefa de ter dentes mais brancos”, revela o ortodontista.

Que Vinícius tem um sorriso arrasador, isso ninguém pode negar. O especialista em deixar o sorriso das pessoas mais branco, também tem seu momento de paciente. “O que eu não abro mão para ter meu sorriso mais bonito é fazer uma raspagem e profilaxia de seis em seis meses e também de fazer um retoque do clareamento dental a cada ano. Afinal, dentistas também vão ao dentista”, comenta com bom humor o profissional.

Segredo de quem sabe

Abrir mão do consumo de alimentos e bebidas com muito corante é essencial quando buscamos um sorriso mais branco. Pelo menos nisso, os três dentistas concordam. “Gosto muito de tomar café, porém procuro tomar só na primeira refeição da manhã, pois sua ingestão excessiva causa escurecimento dos dentes”, revela Simone. E Vinícius segue a mesma lógica reduzindo ao máximo os alimentos coloridos artificialmente . “Um cuidado extra que tenho para que meus dentes permaneçam brancos é não tomar cafés e chás”. Além desse tipo de alimentos, Caio recomenda evitar fumar cigarros e tomar bebidas alcoólicas.

Recomendações para dentes mais brancos

“Faça sempre a limpeza dos seus dentes com calma e com cautela. A pressa é inimiga da perfeição”, essa é a recomendação número 1 de Caio. A gente já percebeu que dá certo, né? O sorriso dele é a prova disso. O ortodontista ainda lembra que é necessário dar continuidade a esse processo. “O cuidado com os dentes é metódico e frequente. Não adianta escovar só uma vez ao dia e acreditar que está fazendo uma boa higienização”. Por fim, os três profissionais indicam visitas regulares a um dentista, pois só assim você terá orientação correta quanto ao melhor procedimento para ter dentes mais brancos.