Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
17.10.2016

Quem usa implante pode ter doenças como periodontite, gengivite e cárie?

Se você acha que os cuidados com a saúde bucal podem diminuir depois de colocar um implante dentário, os especialistas garantem: prevenção nunca é demais
Se você acha que os cuidados com a saúde bucal podem diminuir depois de colocar um implante dentário, os especialistas garantem: prevenção nunca é demais

Expert

Sérgio Siqueira Júnior

Sérgio Siqueira Júnior

CRO-SP: 50346

Graduado pela UNICAMP Especialista em Periodontia-UNESP Especialista em Mestre e Implantodontia-UNISA e CFO. Professor Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia do Centro Universitário SENAC Professor do curso de Pós Graduação em Odontologia Estética do Centro Universitário SENAC Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do Instituto Latino Americano de Ensino e Pesquisa/ILAPEO- Curitiba Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do COESP- João Pessoa ITI Speaker Sócio da clínica Sensata de Odontologia.
Produto Relacionado:

Você precisou colocar implante depois que perdeu um dente. Viu que era a melhor escolha devido a rápida adaptação e conforto ao morder uma fruta ou fazer a higiene bucal. Até porque, todo o trabalho de prevenção precisa ser mantido e reforçado. Entretanto, colocar implantes não quer dizer que você está livre de todas as doenças bacterianas que podem atingir o universo bucal. Os especialistas Sérgio Siqueira e Suzana Pimentel explicam como essas doenças acontecem e por que é importante manter os cuidados no sorriso implantado.

Implante e doenças bacterianas

A gente sabe que existem muitas bactérias bucais soltas e se a higiene bucal não for feita diariamente, elas podem causar o acúmulo de placa bacteriana. Existem três doenças que refletem no acervo desses micro-organismos: a cárie, gengivite e periodontite. Mas quando falamos de implantes é importante saber que nem todas atingem o dente implantado.

"A cárie dental, por exemplo, só pode acontecer nos dentes que possuem esmalte e dentina. Como a prótese sobre o implante é feita de cerâmica ou resina ela não vai acontecer", explicam. Já a gengivite e a periodontite ocorre ao redor dos dentes. "Quando temos implantes acontecem doenças muito semelhantes, porém com outro nome, chamadas de mucosite e peri-implantite".

Como estes problemas ocorrem?

Os profissionais afirmam que essas doenças acontecem quando não se tem um correto controle do biofilme bacteriano ao redor dos implantes e das próteses. "As bactérias agridem os tecidos ao redor, causando inicialmente uma inflamação na mucosa (mucosite) e algumas vezes este problema pode progredir e se estender para o osso que sustenta o implante (peri-implantite)".

Muitas pesquisas mostram uma grande ocorrência dessas complicações nos implantes e, se esta infecção não for controlada, pode-se vir a perder um dente novamente. "Estudos indicam ainda que pacientes que previamente tinham periodontite têm uma chance muito maior de ter mucosite e peri-implantite", atentam. Muitas vezes vem daí o histórico da colocação do implante.

Como fugir dessas doenças?

É possível evitar o surgimento da mucosite e peri-implantite fazendo o correto controle de placa bacteriana. "Voltar ao consultório (dentro do período recomendado a cada caso) para monitorar e reavaliar os implantes". Algumas das questões observadas nessa consulta é a maneira como as próteses estão sendo limpas, se existe um desconforto no local ou se há presença de sangramento. O profissional ainda pode solicitar exames de imagem como o Raio-X. "Todo esse procedimento ajuda, e muito, a detectar lesões iniciais de fácil tratamento e previsibilidade".

A doença já está instalada? Tem tratamento!

Se a prevenção for realizada tarde demais, existe o tratamento para estágios mais graves da doença. "Nos casos mais severos de peri-implantite são indicadas cirurgias para descontaminar a superfície do implante e recuperar o osso perdido". O implante dentário é a solução para muitas pessoas que perderam um ou mais dentes e têm vergonha de mostrar o sorriso. O procedimento que envolve a colocação do parafuso de titânio (implante) e a prótese (dente) é a melhor opção para quem deseja manter uma vida saudável e com bem-estar. Cuide bem dele.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sérgio Siqueira Júnior - Especialista Periodontia e Implantologia
São Paulo - SP
CRO-SP: 50346

Mais Matérias: Implante Dentário
Quais problemas você pode ter após um implante dentário?
Implante Dentário
Quais problemas você pode ter após um implante dentário?
Quando o assunto é a perda recente de um dente, o implante dentário é sempre a solução mais recomendada. Responsável por corrigir o sorriso e devolver as funções básicas dos elementos, o procedimento é feito com raízes artificiais de metal instaladas dentro do osso, abaixo da...
Quais complicações podem acontecer no enxerto ósseo dentário?
Implante Dentário
Quais complicações podem acontecer no enxerto ósseo dentário?
Você já ouviu falar em enxerto ósseo dentário ? Comum nos consultórios...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Passo a passo da colocação do enxerto ósseo dentário: veja as etapas necessárias para o procedimento cirúrgico
Implante Dentário
Passo a passo da colocação do enxerto ósseo dentário: veja as etapas necessárias para o...
Você sabe o que é um enxerto ósseo dentário? Responsável por reconstruir uma...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Implante dentário dói? Saiba como é feito o procedimento e os cuidados necessários
Implante Dentário
Implante dentário dói? Saiba como é feito o procedimento e os cuidados necessários
A perda de um dente pode resultar em muito desconforto e vergonha para o paciente. Mas, graças aos...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Limpeza da prótese dentária: como fazer a higiene bucal usando a escova de dentes elétrica
Implante Dentário
Limpeza da prótese dentária: como fazer a higiene bucal usando a escova de dentes...
A escova de dente elétrica já provou ser uma ferramenta muito importante na higiene bucal de...
com a participação de:
Nelson Alfarano
CRO-RJ: 18163
Qual é o melhor tipo de implante dentário? Especialista recomenda a melhor reabilitação após a perda do dente
Implante Dentário
Qual é o melhor tipo de implante dentário? Especialista recomenda a melhor reabilitação...
O implante dentário é a opção mais recomendada pelos dentistas quando se trata da...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601