Os amantes de doces sabem que realizar seus desejos vem acompanhado de muita responsabilidade com a saúde bucal depois. Ou pelo menos deveriam saber, né? Quando os açúcares ficam muito tempo em contato com a superfície dentária, é a condição perfeita para a cárie começar a se formar e correr o dente. Quando esse hábito se torna parte da sua rotina, isso pode trazer alguns prejuízos para a sua saúde bucal. A ortodontista Luciane Franco falou um pouco sobre o assunto e nos ajudou a entender quais os riscos dessa prática.

De que maneira o consumo de doce afeta a saúde bucal do paciente?

Sempre escutamos falar que tudo em excesso faz mal. Da mesma forma, consumir açúcar demais pode trazer prejuízos, tanto para saúde geral quanto para a bucal. “O consumo de doce faz com que o PH da boca fique ácido demais, causando a desmineralização dental”, explica a profissional. E esse é o primeiro passo para a instalação da cárie, uma das principais doenças bucais.

O hábito de comer um docinho após o almoço pode prejudicar a saúde bucal

“Os ácidos produzidos pela fermentação do doce deixam os dentes frágeis pela retirada dos minerais dos mesmos para compensar o PH da boca, que fica muito ácido após o consumo de doces”, explica a profissional. Quando a desmineralização acontece de forma constante, aparecem as manchinhas brancas, que já são uma manifestação da cárie. Portanto mais do que a quantidade de doce que você come, a frequência com a qual consome esses alimentos ricos em açúcar é mais prejudicial para a sua saúde bucal. Por isso, o hábito de sempre comer um docinho após o almoço pode acabar trazendo prejuízos para o sorriso.

É preciso abandonar esse hábito?

A boa notícia é que não é preciso abandonar totalmente esse hábito, desde que não seja algo que acontece todo dia. “Um consumo rápido e seguido da escovação, e que não seja constante”, explica a ortodontista. Muitos dentistas, inclusive, afirmam que a melhor hora para comer um docinho é após as principais refeições, já que é mais provável que a pessoa não esqueça de escovar os dentes depois.

Quais cuidados são indicados nesse caso?

“O ideal é manter aos fins de semana e escovar os dentes em seguida com pastas que possuam minerais”, recomenda Luciane. Ocasiões especiais, ou um desejo uma vez ou outra são situações em que você pode se permitir um docinho de sobremesa. É só não exagerar e não esquecer de escovar bem os dentes depois!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciane Franco Kraul - Especialista em ortodontia
Jardim América – SP
CRO-SP: 81340