Extração do siso: você já passou por ela? Retirar os terceiros molares é algo que deve ser avaliado pelo seu dentista antes, e essa extração pode acontecer tanto em sisos que já nasceram na cavidade bucal quanto os que ainda não, os chamados sisos inclusos. Apesar de simples e sem riscos, ainda assim trata-se de uma cirurgia e, como toda, mercee repouso e cuidados posteriormente. Evitar sol e atividades físicas, fazer uma dieta líquida e um bom repouso são alguns exemplos.. Perguntamos à especialista Mirna Matoba quais são esses cuidados e por quantos dias o paciente deve ficar de repouso depois dessa cirurgia.

O tempo de repouso depois da cirurgia de siso é bem rápido!

Tirar alguns dias para o repouso é essencial para o paciente. Na verdade, a boa recuperação da cirurgia está diretamente ligada aos cuidados pós-cirúrgicos. Todas as recomendações variam de acordo com a cirurgia e, portanto, com o profissional. “Na maioria dos casos, de um a dois dias de repouso são o suficiente”, indica a especialista. Além disso, também se recomenda evitar a exposição ao sol e atividades físicas por, no mínimo, 5 dias.

Tenha calma com o pós-operatório da cirurgia de siso

Siga atentamente as recomendações do seu profissional. “Fazer repouso, tomar as medicações necessárias e colocar gelo na face logo após a cirurgia”, indica Mirna. Uma outra indicação dos profissionais é realizar uma excelente limpeza bucal, deixando a área da cirurgia livre de bactérias e infecções.

Mas não são somente esses os cuidados que o paciente deve ter: a restrição alimentar deve entrar na rotina por, pelo menos, três dias. Segundo a profissional, logo após a cirurgia, pede-se jejum nas primeiras 3 horas e uma dieta líquida e fria, após esse tempo. Já a dieta pastosa é indicada após as primeiras 48 horas, evitando os seguintes alimentos:

Chia

Granola

Sementes

Pipocas

Com o tempo, o paciente pode voltar a sua dieta normal. “A dieta pastosa deve ser mantida até que o paciente se sinta confortável para voltar a alimentação normal”, completa.

Como tirar os pontos do siso?

Quando chegar a hora de tirar os pontos, o paciente deve saber qual material foi usado pelo dentista no momento da sutura. Quando o fio for de seda ou de nylon, a volta ao consultório do dentista é importantíssima. “Os reabsorvíveis, os que forem de fio de nylon, esses sim necessitam de remoção, após 5 a 7 dias da cirurgia do siso”, explica ela. Por outro lado, se os fios reabsorvíveis foram os escolhidos pelo profissional, não é necessário tirá-los. Em poucos dias, os pontos caem naturalmente. Mas é importante lembrar que, em ambos os casos, o paciente deve realizar mais uma consulta para verificar como está a recuperação da cirurgia.