Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
10.01.2017

Quanto tempo você não vai ao dentista? Entenda os benefícios de um check-up bucal todos os anos

Você já parou pra pensar na última vez que foi ao dentista? Ou será que nem isso você se questiona? A verdade é que saúde bucal não é milagre nem sorte. É preciso, dia após dia, dos cuidados certos. E ninguém melhor que o dentista para te orientar sobre o assunto. Por isso, o check-up odontológico é necessário, pois através desse procedimento o profissional consegue descobrir doenças no estágio inicial,  além de manter seus dentes bonitos e protegidos de futuras complicações. Confira todos os benefícios.

1- Terá sempre um sorriso bonito no rosto

Ir ao dentista tem muitas vantagens, tanto para dar um fim àquela cárie, como deixar seu sorriso mais branco. Se a necessidade é procedimento de canal, não hesite em fazê-lo. É importante colocar na cabeça que você está indo para ter dentes mais bonitos e saudáveis. O check-up odontológico é feito para descobrir alguma doença em fase inicial e tratar com uma terapia menos agressiva. Marcando esse compromisso a cada 6 meses, você terá sempre um sorriso bonito no rosto.

2- Trata e previne doenças bucais de forma precoce

Esse é o melhor momento para conversar com o seu dentista. Dizer o que te incomoda ajuda a realizar o diagnóstico. Ao longo desse bate-papo, o profissional consegue descobrir o real problema e indicar o tratamento mais adequado para cada tipo de paciente. E mesmo que não haja nenhum problema, o odontologista fará uma limpeza, chamada de profilaxia, que retira todo tártaro ou acúmulo de placa bacteriana dos dentes, prevenindo a boca de doenças.

3- Descobre o seu kit de higiene bucal

Sabe aquela dúvida sobre qual escova de dente comprar? Você pode perguntar ao dentista. Além de escolher essa ferramenta, ele vai ajudar a formar o seu próprio kit de higiene. A necessaire precisa ter muita mais do que só um creme dental e uma escova. Existem outros produtos importantes que completam o ritual higiênico, como o fio dental e o enxaguante. Fazendo uso de todos esses itens você terá uma boca mais limpa.

4- Você aprende a dar mais valor ao seu sorriso

A relação entre paciente e dentista vai muito além do diagnóstico e do tratamento. O profissional também pode te ensinar a dar mais valor ao seu cartão de visitas bucal. Sabe aquela escovação que levava menos de dois minutos? Ou a preguiça de passar o fio dental todos os dias? Esses momentos podem ser revertidos para uma higiene bucal correta. Além disso, o odontologista se torna um grande incentivador para o paciente abandonar os maus hábitos, como o fumo e uma alimentação errada.

Faça desta consulta um compromisso regular

Mas o grande segredo é fazer desta consulta um compromisso regular na sua agenda. Não procure o dentista só em casos de emergência. Marque uma visita sempre que ele achar necessário. Assim, você fica livre de doenças bucais, fará uma higiene bucal mais caprichada e, consequentemente, terá dentes bonitos e saudáveis por toda vida.

Mais Matérias: Saúde Bucal
Fechamento do diastema: a frenectomia pode tratar o espaço entre os dentes? Saiba mais sobre o procedimento
Saúde Bucal
Fechamento do diastema: a frenectomia pode tratar o espaço entre os dentes? Saiba mais...
O diastema não é uma doença bucal , como a cárie, a gengivite ou a periodontite. Na...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Escaneamento intraoral: o que é? Para que serve? Conheça mais sobre essa tecnologia na odontologia
Saúde Bucal
Escaneamento intraoral: o que é? Para que serve? Conheça mais sobre essa tecnologia na...
A tecnologia e a odontologia andam lado a lado. As novas técnicas podem ser usadas para tratar uma...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Dente com periodontite: conheça o passo a passo do tratamento para acabar com a doença bucal
Saúde Bucal
Dente com periodontite: conheça o passo a passo do tratamento para acabar com a doença bucal
Dentre as doenças mais comuns - e graves - que podem atingir a sua saúde bucal, a periodontite é uma das mais conhecidas. O quadro, que é caracterizado como um avanço da gengivite, é resultado da falta de cuidados bucais ao longo da vida. Grande responsável pela perda dentária, a periodontite pode...
Aparelho ortodôntico móvel: o que é? Quais são os tipos? Como usar e fazer a higiene do acessório
Saúde Bucal
Aparelho ortodôntico móvel: o que é? Quais são os tipos? Como usar e fazer a higiene do...
Não é novidade para ninguém que o aparelho ortodôntico é uma das grandes apostas para quem busca um sorriso alinhado. Mas, o que poucas pessoas sabem é que o aparelho móvel também é um grande aliado nesse processo. Justamente por isso, é importante saber que esse tipo de...
Dentistas: conheça alguns dos profissionais que mais contribuem para o Sorrisologia!
Saúde Bucal
Dentistas: conheça alguns dos profissionais que mais contribuem para o Sorrisologia!
O dentista é aquele profissional que faz de tudo para te ver sorrir. Além de tratar de doenças bucais, como a cárie , gengivite e periodontite, ele também realiza cirurgias, que nem a extração de dente siso, procedimentos de profilaxia (a famosa limpeza feita no consultório) e até...
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o problema?
Saúde Bucal
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o...
Engana-se quem pensa que perder um dente é algo incomum. Na verdade, existe uma série de fatores que podem contribuir para a perda dentária, como má higiene bucal, doenças periodontais e traumas. Mas, independente do fator causador, uma coisa é certa: conversar com um dentista para avaliar a...