Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
16.12.2020

Quanto tempo dura a periodontite? Saiba como tratar a doença bucal e todos os cuidados para preveni-la ainda na gengivite

A periodontite é a evolução do quadro da gengivite que pode ser prevenida com alguns cuidados diários. Veja as dicas de um especialista!
A periodontite é a evolução do quadro da gengivite que pode ser prevenida com alguns cuidados diários. Veja as dicas de um especialista!

Expert

Renata Ribeiro Horn

Renata Ribeiro Horn

CRO/RJ: 30422

Mestranda em implantes dentários; Periodontista; Implantodontista e Ortodontista

A periodontite é uma das doenças bucais mais perigosas que podem atingir o seu sorriso. Causada pela falta de cuidados orais ao longo da vida, ela é o estágio mais avançado da gengivite e a grande responsável pelo sangramento na gengiva e a perda dentária. Mas você sabe quanto tempo dura a periodontite? Ou quais são as melhores formas de tratar e prevenir precocemente o quadro? Para esclarecer essas dúvidas, o Sorrisologia convidou a dentista Renata Ribeiro Horn para explicar todos os riscos e consequências dessa doença.

O que é a periodontite?

De acordo com Renata, a periodontite é uma doença bacteriana que atinge os tecidos de suporte ao redor dos dentes, que inclui o ligamento periodontal, o osso e a gengiva formando o que conhecemos como periodonto. “O quadro é uma evolução da gengivite causada pelo acúmulo de placa bacteriana entre a gengiva e o dente”, afirma. Quando não tratada, a periodontite pode resultar em um descolamento da gengiva ao dente e uma formação de bolsas com bactérias, o que contribui para a perda do dente. Por isso, é tão importante aprender a utilizar todas as ferramentas para os problemas periodontais, como a escova e o fio dental, para manter a sua saúde bucal em dia.

Quanto tempo dura a periodontite?

Depois de notar o surgimento dos primeiros sintomas da periodontite, a dúvida é sempre a mesma: por quanto tempo o quadro pode durar? Nesse caso, Renata adianta: o período depende da demanda de etapas para remover todo o biofilme formado ao redor do tecido de suporte dos dentes. “Para paralisar o processo da perda óssea, é necessário uma intervenção profissional com tratamentos à base de raspagens e, muitas vezes, associado com uma medicação. Por isso, quanto mais profundo e complexo for o biofilme, mais cirurgias são necessárias para o acesso às bolsas periodontais”, explica a profissional.

Tratamento para periodontite: entenda como funciona

Por se tratar de uma doença causada pela má higiene bucal, é importante ter em mente que o primeiro passo do tratamento da periodontite é apostar em uma rotina de escovação adequada. “O processo depende da colaboração do paciente em manter a higiene bucal após toda remoção do processo inflamatório realizado através das raspagens feita por um profissional”, ressalta a dentista. Para isso, é necessário realizar a limpeza dos dentes pelo menos três vezes aos dias após as refeições, incluindo o uso de escova de dentes interdental, fio dental e do enxaguante bucal.

Os cuidados necessários para prevenir a evolução da gengivite para periodontite

A boa notícia é que a gengivite é considerada uma doença reversível. Ou seja: é possível tratá-la antes que evolua para um quadro de periodontite. Nesse caso, a profissional ressalta que a melhor saída é redobrar os cuidados com a higiene bucal. O tratamento pode incluir uma abordagem local no consultório com o dentista, mas também deve envolver o controle por meio da escovação e o uso do fio dental, que atuam na desorganização da placa bacteriana.

Lembre-se: cuidando do seu sorriso agora, você terá muito a ganhar no futuro! 

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Renata Horn - mestranda em implantes dentários, periodontista, Implantodontista e ortodontista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 30422

Mais Matérias: Periodontite
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Periodontite
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Atire a primeira pedra quem nunca confundiu gengivite com periodontite ou vice-versa. Caracterizadas por sintomas similares, como gengiva inflamada, inchaço e sangramento, essas doenças que atingem o tecido gengival ainda geram uma série de dúvidas entre os pacientes. Afinal, gengivite e periodontite são a mesma...
Gengivite e periodontite: entenda a relação dessas doenças bucais com os grupos de risco da covid-19
Periodontite
Gengivite e periodontite: entenda a relação dessas doenças bucais com os grupos de...
COVID A gengivite e periodontite são duas doenças muito perigosas para a saúde bucal de...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
A periodontite pode causar mau hálito? Entenda a relação entre essas duas doenças bucais
Periodontite
A periodontite pode causar mau hálito? Entenda a relação entre essas duas doenças...
Lidar com o mau hálito é um dos maiores incômodos entre os pacientes. Embora seja muitas vezes...
com a participação de:
Nelson Alfarano
CRO-RJ: 18163
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de prevenir
Periodontite
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de...
Ir ao dentista tem uma porção de vantagens. Desde tratar uma incômoda dor de dente , até...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Dente com periodontite: conheça o passo a passo do tratamento para acabar com a doença bucal
Periodontite
Dente com periodontite: conheça o passo a passo do tratamento para acabar com a doença bucal
Dentre as doenças mais comuns - e graves - que podem atingir a sua saúde bucal, a periodontite é uma das mais conhecidas. O quadro, que é caracterizado como um avanço da gengivite, é resultado da falta de cuidados bucais ao longo da vida. Grande responsável pela perda dentária, a periodontite pode...
Periodontite tem cura? Especialista explica como lidar com o problema
Periodontite
Periodontite tem cura? Especialista explica como lidar com o problema
Você já ouviu em periodontite ? A doença nada mais é do que o estágio mais...
com a participação de:
Vanessa Pires
CRO-RJ: 28875