Você saberia dizer quanto tempo investe na sua higiene bucal? Pode ser uma coisa que nunca passou na sua cabeça, mas que faz toda a diferença. Há quem escove em alguns minutos e há quem passe um bom tempo nesse ritual. Esse momento deve, sim, ser feito com cuidado e atenção em todos os detalhes, mas não significa que precisa levar um tempão de frente para o espelho. Com jeitinho, dá pra fazer tudo e sem gastar tanto tempo. Para esclarecer melhor o assunto, o Sorrisologia bateu um papo com o dentista Leonardo Costa.

Quanto tempo leva uma limpeza?

Você já deve ter visto por aqui que o tempo ideal de escovação é de dois minutos, dedicando 30 segundos a cada quadrante da arcada dentária, certo? Entretanto, a higiene bucal completa envolve, ainda, o momento do fio dental e do enxaguante. Para isso, Leonardo afirma. "O tempo recomendado é o tempo necessário para que a pessoa utilize o fio dental em todos dos dentes, realize a escovação dental e a higiene da língua”. Será que você está cumprindo cada etapa?

Desta forma, esse tempo vai variar bastante de uma pessoa para outra. Há de se considerar alguns fatores, como pacientes em tratamento ortodôntico, por exemplo. Estes costumam levar mais tempo, pois precisam garantir a limpeza de todos os dentes e do aparelho dentário. Existem também pessoas que já estão mais craques na técnica e conseguem fazer em um tempo mais curto, enquanto outros ainda possuem alguma dificuldade e precisam ser mais detalhistas. O importante é não pular nenhuma parte e garantir a limpeza de toda a boca. Não tenha pressa!

Enxaguante bucal para finalizar a higiene

O enxaguante bucal é a etapa mais rápida da sua higiene, conforme reforça o profissional. “Existem diferentes substâncias para bochecho, normalmente é recomendado o uso por 01 minuto”. Esse produto, apesar de não substituir uma boa escovação, traz diversos benefícios para sua saúde bucal, pois previne seu sorriso de cáries e outros problemas bucais bem conhecidos, além de deixar o seu hálito refrescante. É bom demais! Só fique atento a detalhes como, cuspir sempre toda a solução e tomar cuidado para não engolir a substância, pois pode ser prejudicial à saúde. Se surgirem dúvidas, procure seu dentista para esclarecimentos e para que ele possa indicar o melhor enxaguante para você.