Em quanto tempo minha afta vai sumir? Essa é a pergunta que muitos se fazem ao sentir o incômodo causado pela inflamação na mucosa interna da boca. A boa notícia é que elas não demoram muito tempo para sarar. Mas, para que isso aconteça de forma fisiológica e sem risco de causar novas úlceras é preciso controlar-se para não mexer na ferida, fazer uma boa higiene bucal, escovar os dentes cuidadosamente e evitar alguns alimentos. O Sorrisologia consultou o dentista André Alvim para saber quanto tempo leva para cicatrizar aftas, como cuidar e aliviar a dor causada por esse quadro.

Quanto tempo demora para a cicatrização das aftas?

Segundo o dentista, o tempo de cicatrização vai depender do tipo de afta. “As aftas menores, de 3 a 10mm, cicatrizam entre 7 e 14 dias. As aftas maiores, entre 10 e 20mm, duram semanas”, afirma André. De acordo com o profissional, o processo evolutivo da afta precisa ser concluído para que ela cicatrize, sendo assim, elas não vão desaparecer de uma hora para outra. O mais indicado por ele após o surgimento das aftas é balancear a alimentação: “Evitar alimentos que irritam a lesão, como alimentos quentes, ácidos ou apimentados”, recomenda. Além disso, a higiene bucal adequada também se torna uma aliada na cicatrização e na prevenção de aftas futuras. Portanto, comece usando o fio dental para retirar resquícios de alimentos que a escovação não alcança, depois escove os dentes com creme dental corretamente e, por fim, você pode usar o enxaguante bucal sem álcool para não arder ao tocar a ferida. 

Pomada analgésica pode proporcionar alívio temporário à afta

De acordo com o dentista, normalmente não é necessário fazer um tratamento para cicatrizar as aftas, pois elas desaparecem sozinhas quando concluem o processo cicatrizador. No entanto, o especialista diz que para ter um alívio temporário pode-se aplicar pomadas analgésicas. Lembrando que você deve consultar um profissional para isso e jamais se automedicar, certo? “Se as lesões durarem mais de 15 dias ou o incômodo for muito grande procure o seu dentista”, acrescenta.

Como escovar os dentes quando estou com afta?

As aftas são incômodas e atrapalham em hábitos simples da rotina, como na hora de comer e até escovar os dentes. Como a higiene bucal não pode ser esquecida para evitar doenças bucais e, nesse caso especialmente para evitar futuras feridas, a recomendação dos dentistas é fazer a escovação delicadamente, sem colocar força para não esbarrar na ferida e piorar a inflamação. Além disso, o uso do fio dental é fundamental para eliminar resíduos de comida entre os dentes e prevenir a formação de placas bacterianas.