Pensar em higiene bucal é logo relacionar ao momento de escovação. Sim, essa etapa é de suma importância para a limpeza, pois a cerdas retiram a placa bacteriana e restos de alimentos. Entretanto, outro item também é capaz de manter sua saúde bucal em dia: o enxaguante bucal. Você já usou? O líquido tem diversas responsabilidades, seja para refrescar o hálito ou combater as cáries com a ação do flúor, concluindo a higienização da melhor forma. Mas, quantas vezes ao dia é preciso usá-lo? Confira as orientações da dentista Liana França sobre o uso do enxaguante bucal.

Qualquer paciente pode usar enxaguante bucal?

O enxaguante bucal é um dos itens que compõe o kit de limpeza bucal. Muitas pessoas logo desistem da ideia, pois associam o produto à ardência na boca. Isso é uma realidade para aqueles que usam o produto à base de álcool, o que não é recomendado pelos dentistas. Segundo a profissional, a função do enxaguante vai depender do princípio ativo presente nele. “As principais indicações são: prevenir a cárie dentária, controlar os níveis de microorganismos na boca e melhorar a qualidade da saliva”, esclarece a profissional. Por isso, Liana afirma que o líquido pode ser utilizado por qualquer paciente, desde que tenha a indicação correta.

Quantas vezes por dia é necessário usar o enxaguante bucal?

Para a estomatologista, utilizar o enxaguante requer orientações do profissional que acompanha a saúde bucal do paciente. E nessas indicações, também estará o número de vezes que você deve fazer o bochecho. “Depende de cada caso e do motivo da utilização do enxaguante bucal”, explica ela. Dessa maneira, é possível entender a importância da recomendação do profissional, pois é ele quem avaliará o seu caso e indicará a melhor posologia a ser utilizada. Então, sua saúde bucal estará sempre em dia!

Fique de olho nos cuidados importantes

Manter a cavidade bucal saudável depende tanto de atitudes diárias, como a higiene bucal, quanto as visitas regulares ao dentista que podem acontecer, em média, de seis em seis meses. A atenção no uso de cada item do kit de limpeza é essencial, seja para remover as bactérias da boca ou para não machucar os tecidos moles. E para usar o enxaguante bucal também existem alguns cuidados que precisamos seguir. “Sempre utilizar os enxaguantes sem álcool, ter cuidado para não engolir, deixar agir por pelo menos um minuto e não diluir com água”, orienta Liana. Faça cada uma das etapas com calma para manter-se livre de problemas bucais.