Quais motivos levam você a marcar uma consulta com o dentista? É uma pergunta bem simples, mas que traz algumas reflexões sobre seus cuidados com a saúde bucal. Muitas pessoas costumam ir apenas uma vez ao ano, a cada seis meses ou só quando sente aquela dorzinha no dente - bem típico, não? Mas existem outras razões, além do incômodo, que fazem o paciente marcar um horário com este profissional. O Sorrisologia separou 6 cenários que identificam a hora de ir ao dentista.

1- Quando você sente dor no dente ou na boca

A dor de dente é um dos maiores motivos para ir ao dentista. Este problema pode significar desde uma sensibilidade dentária até uma cárie. Mas existem outros incômodos na boca que podem indicar uma visita a este profissional, como um inchaço na gengiva ou desconforto no maxilar - um dos sinais da DTM e do bruxismo. Fique atento a estes alertas e não deixe de procurar ajuda.

2- Ao longo de um tratamento odontológico ou ortodôntico

Quando você está passando por um tratamento odontológico, é essencial voltar ao dentista para o acompanhamento especializado e saber o resultado dessa terapia. Isso acontece no caso de um procedimento de canal, por exemplo. Agora, em um tratamento ortodôntico, o paciente vai precisar voltar com mais frequência. As consultas de manutenção do aparelho podem variar com o tempo, mas é importante comparecer todo mês para realizar os possíveis ajustes no acessório. A ausência nessas visitas pode significar mais tempo com o sorriso metálico.

3- Durante a gestação

A gravidez é um momento muito especial para toda mulher, mas também de muita atenção para a saúde geral e bucal da gestante. Por isso, além das consultas ao obstetra, é importante incluir neste planejamento um pré-natal odontológico. Desta maneira, é possível evitar os problemas bucais da gestação, como a própria gengivite.

4- No nascimento dos sisos

A adolescência é uma fase de muitas novidades e uma delas é o nascimento dos sisos. Este é mais um motivo para agendar uma consulta com o seu dentista. No início, esses dentes costumam trazer muitas dores e incômodos na região, mas com a ajuda de um profissional, é possível passar por este estágio de maneira tranquila e saudável. Aproveite para tirar algumas dúvidas sobre a extração desses molares.

5- O surgimento dos dentes de leite

Os dentes de leite do seu filho estão surgindo e ele tem sentido os sinais disso. É normal a criança chorar, sentir coceira na gengiva ou outros desconfortos comum a essa fase. Só que, mais uma vez, um profissional no assunto pode ajudar o pequeno e os pais a passarem por essa fase. Muitos odontopediatras indicam o uso de mordedores para aliviar nessa fase e ajudar no nascimento dos primeiros dentinhos.

6- Faz muito tempo que você não vai ao dentista?

Essa pergunta gera uma reflexão, não é mesmo? E para pensar no assunto, é porque já faz um bom tempo que você não cuida do seu sorriso. Esse pode ser o gancho para marcar um horário com seu odontologista. Não espere para procurar esse profissional só quando tiver algum problema. Prevenir é sempre a melhor escolha.