Com o surgimento do novo coronavírus, o medo de enfrentar um consultório odontológico têm sido algo constante entre os pacientes. Afinal, a ideia de dividir a sala de espera com pessoas tossindo não é nem um pouco agradável, certo? Entretanto, em alguns casos, o atendimento presencial pode ser extremamente necessário para não comprometer a sua saúde bucal. Pensando nisso, o Sorrisologia reuniu os principais motivos que pedem uma visita ao seu dentista durante a pandemia. Veja só!

Gengiva inchada ou sangrando pede uma visita ao dentista

Ao escovar os dentes como de costume, você percebeu que está saindo sangue da sua boca? Ou que a sua gengiva está inchada? É provável que isso seja um sinal de inflamação na gengiva. O quadro pode estar na sua primeira fase, a gengivite, na qual só a gengiva ao redor dos dentes foi afetada, ou pode já ter progredido para a periodontite, que acomete os tecidos de suporte. Nesse caso, além dos prejuízos na saúde bucal, outras consequências também são possíveis, como a perda dentária. Por isso, o ideal é buscar o seu dentista de confiança e, assim, dar início ao tratamento adequado. Lembre-se: quanto mais rápido a gengivite for tratada, menos danos ela causará a sua saúde.

Trauma dentário deve ser tratado o quanto antes

Por mais cuidado que a gente tenha, os acidentes podem acabar acontecendo no nosso dia a dia. Nesses casos, o resultado, muitas das vezes, pode ser um trauma dentário. Considerado um dos problemas bucais mais sérios, ele vai desde uma simples fratura em esmalte até à perda definitiva do elemento dentário. Em todas as situações, é necessário o acompanhamento a médio e longo prazo para evitar possíveis sequelas, como inflamação que gera o encurtamento da raiz dos dentes, necroses pulpares e anquilose. Por isso, é fundamental procurar um cirurgião-dentista com urgência quando se trata de traumas dentários.

Cáries ou restaurações com problemas também exigem uma ida ao consultório

Sabe aquela dor aguda de forma espontânea durante a alimentação? Ela pode indicar uma cárie ou problemas na sua restauração. Nesses casos, a primeira coisa que deve ser feita é procurar imediatamente um dentista. Isso porque um dente com cárie ou sem restauração pode causar dor, sensibilidade e até mesmo acúmulo de resíduos no interior do dente. Além disso, no caso da queda da obturação, o quadro pode evoluir para a inflamação na polpa do dente, o que exige o tratamento de canal. Sendo assim, a recomendação é procurar um dentista o quanto antes para promover a limpeza do dente e, se for o caso, colocar uma nova restauração ou um curativo provisório até realizar o tratamento permanente.

A manutenção do aparelho ortodôntico não deve ser interrompida 

Se você usa aparelho dentário, certamente já deve ter ouvido falar sobre a importância das manutenções, certo? Ela serve para garantir que o aparelho esteja fazendo a movimentação determinada e planejada pelo ortodontista. Mas, para que tudo isso seja feito, é preciso que essas manutenções sejam constantes. Sendo assim, é importante que, mesmo durante a pandemia, você mantenha as consultar para evitar futuras complicações no tratamento.