Hoje em dia, muitas novidades estão sendo desenvolvidas na odontologia estética, mais conhecida como dentística. Quando nosso interesse é deixar o nosso sorriso mais branco, o clareamento dental é uma das opções que podemos escolher. Um dos tipos desse procedimento é o uso da moldeira, que pode ser feito em casa, porém, sempre com o auxílio de um profissional. Será que qualquer pessoa pode realizar esse tipo de clareamento? Veja o que diz a dentista Kalina Diniz e saiba mais sobre o assunto.

O acompanhamento profissional é essencial em todos os tipos de clareamento

Quando buscamos deixar o sorriso mais branco, podemos escolher entre algumas alternativas. Caso o clareamento seja escolhido, seja qual for o tipo, ele deve ser recomendado e acompanhado por um profissional. “A importância de consultar um dentista é porque ele é o profissional capacitado para fazer uma avaliação criteriosa da boca, dentes e estruturas adjacentes, no caso gengiva e periodonto, e fazer ou não a indicação para o clareamento dental”, explica ela.

Entenda como pode ser feito o clareamento dental

O clareamento dental pode ser feito de diferentes maneiras: o de consultório ou o caseiro, e ainda uma terceira opção, que é uma combinação das duas técnicas. “Isto depende do profissional, o qual irá indicar o melhor procedimento para cada caso”, explica a dentista. No tipo feito no consultório, o profissional faz uma limpeza prévia nos dentes a serem clareados, faz a proteção gengival e em seguida aplica o gel de clareamento. “Ele pode ser ativado por uma luz de led ou laser e atua o tempo necessário”, esclarece.

Já no caso do clareamento caseiro, o dentista faz uma moldagem das arcadas superior e inferior do paciente e entrega para o mesmo as moldeiras com o gel de clareamento, que deverá seguir o método orientado por ele. “Esta técnica só terá sucesso com o esforço do paciente em segui-la”, alerta a profissional. O tempo total do tratamento varia de acordo com o caso, mas geralmente recomenda-se de 3 a 5 semanas de uso diário.

Qualquer paciente pode fazer uso de moldeiras para clareamento?

O clareamento dental não é indicado para gestantes e lactantes. Fora isso, qualquer pessoa pode realizar o procedimento com o uso de moldeira. “Desde que a paciente tenha uma boa saúde bucal, e esteja disposto a seguir a técnica orientada pelo dentista para que possa obter o resultado almejado”, diz ela. Os quadros que podem contraindicar esse procedimento são: pacientes que apresentam sensibilidade dentinária, lesões de cáries, presença de muitas restaurações, doenças periodontais ou gengivites.

Conheça os cuidados necessários ao usar moldeiras para clareamento dental

Além dos cuidados básicos que precisamos ter diariamente com a nossa higiene e saúde bucal, no caso do uso das moldeiras, é necessário seguir rigorosamente todas as recomendações dadas pelo profissional. “Seguir o tempo indicado, colocar uma pequena quantidade do produto para não extravasar sobre a gengiva, fazer o uso da técnica diariamente”, lista ela. Fora isso, nesse momento é importante evitar consumir bebidas com corantes e fumar.