Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
08.06.2018

Qual é a importância da mastigação para quem usa implante dentário?

  Pacientes com implante dentário precisam ter uma atenção redobrada no momento da mastigação. Entenda o motivo dessa recomendação com as explicações do especialista
Pacientes com implante dentário precisam ter uma atenção redobrada no momento da mastigação. Entenda o motivo dessa recomendação com as explicações do especialista

Expert

Augusto Pary

Augusto Pary

CRO-RJ: 28865

Especializado no tratamento de malformações da face e cirurgia ortognática, é graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo prestado residência em Cirurgia Bucomaxilofacial no Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ). Visitou e trabalhou em grandes centros de referência nacionais e internacionais, como Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e a University of Texas Southwestern Medical School (EUA). Atualmente, é membro do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Adventista Silvestre e do Hospital do Andaraí.
Produto Relacionado:

Perder um dente interfere diretamente na autoestima do paciente. E ainda, essa ausência também causa problemas bucais, como na hora da mastigação. A falta do dente faz com que o paciente, instintivamente, passe o alimento para o outro lado da boca ao mastigar. Então, começa o problema, pois acontece uma sobrecarga desses músculos que desencadeia uma série de outros problemas. O implante dentário pode ser uma solução para contornar esse quadro. Entretanto, após a colocação deste, é preciso entender o que muda. Com as explicações do dentista Augusto Pary, veja a importância da função mastigatória para os pacientes que possuem esse dispositivo.

Saiba os principais cuidados com o implante dentário

Faltar um dente no sorriso pode significar um momento constrangedor para o paciente, prejudicando sua qualidade de vida. Mas esse cenário pode ser contornado. “Sempre que houver uma perda dentária por qualquer motivo, o implante é a melhor opção para substituição do dente”, explica o profissional. Contudo, como qualquer outro tratamento, o implante dentário também requer atenção após o procedimento. “É fundamental tomar cuidado com a higienização, compreender que essa terceira dentição, assim como os dentes, devem ser cuidados, do contrário pode ocasionar problemas gengivais, que vão afetar a estrutura do implante e podem levar à sua perda”, explica o especialista.

Para essa tarefa, você pode contar com a ajuda do dentista para orientá-lo em como realizar de maneira correta. Outro cuidado importante são as visitas regulares ao consultório, para ter a avaliação a longo prazo do estado do implante. Como é indicado para qualquer outro paciente, as consultas devem ser feitas a cada seis meses.

Veja a importância da mastigação

A mastigação é uma função primordial, já que está diretamente ligada ao sistema digestivo do paciente, sendo a porta de entrada. Pacientes com perda dentária, muitas vezes, são avaliados por praticarem a mastigação unilateral. Isso acontece devido a ausência do dente, levando o alimento para ser mastigado de um único lado. Dessa maneira, compreende-se a importância da harmonia do sorriso, para que não aconteça problemas nas funções.

O implante dentário acaba influenciando nessa ação, pois o paciente recebe novos elementos em sua cavidade bucal. Por isso, é importante prestar atenção nesse momento, com a volta do dente, para mastigar bilateralmente e trabalhar ambas musculaturas bucais. “Mastigação deve ser bem feita, para que os alimentos sejam triturados e ingeridos sem problema”, destaca Augusto. Após os cuidados específicos nos primeiros dias, para se acostumar com o implante, as demais precauções são as mesmas de qualquer outro paciente.

Alimentos pastosos são indicados durante a recuperação do implante dentário

Segundo o profissional, nos primeiros dias é importante manter uma dieta leve, com líquidos pastosos e sem alimentos consistentes. “O paciente não pode mastigar, já que pode interferir na cicatrização, causando dor e inchaço”, esclarece ele. E então, após esse período indicado, a cicatrização já foi finalizada e as próteses colocadas sobre os implantes. Nesse momento, é possível que o paciente retorne à sua dieta normal e livre, assim como fazia anteriormente.

Mais Matérias: Implante Dentário
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Implante Dentário
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Você já ouviu falar em enxerto ósseo dentário ? Responsável por ampliar a altura e a espessura do osso, o procedimento é indispensável para quem deseja realizar um implante no dente. Mas, assim como qualquer outra técnica odontológica, o enxerto ósseo dentário também...
Quais problemas você pode ter após um implante dentário?
Implante Dentário
Quais problemas você pode ter após um implante dentário?
Quando o assunto é a perda recente de um dente, o implante dentário é sempre a solução mais recomendada. Responsável por corrigir o sorriso e devolver as funções básicas dos elementos, o procedimento é feito com raízes artificiais de metal instaladas dentro do osso, abaixo da...
Quais complicações podem acontecer no enxerto ósseo dentário?
Implante Dentário
Quais complicações podem acontecer no enxerto ósseo dentário?
Você já ouviu falar em enxerto ósseo dentário ? Comum nos consultórios...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Passo a passo da colocação do enxerto ósseo dentário: veja as etapas necessárias para o procedimento cirúrgico
Implante Dentário
Passo a passo da colocação do enxerto ósseo dentário: veja as etapas necessárias para o...
Você sabe o que é um enxerto ósseo dentário? Responsável por reconstruir uma...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Implante dentário dói? Saiba como é feito o procedimento e os cuidados necessários
Implante Dentário
Implante dentário dói? Saiba como é feito o procedimento e os cuidados necessários
A perda de um dente pode resultar em muito desconforto e vergonha para o paciente. Mas, graças aos...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Limpeza da prótese dentária: como fazer a higiene bucal usando a escova de dentes elétrica
Implante Dentário
Limpeza da prótese dentária: como fazer a higiene bucal usando a escova de dentes...
A escova de dente elétrica já provou ser uma ferramenta muito importante na higiene bucal de...
com a participação de:
Nelson Alfarano
CRO-RJ: 18163