Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
08.06.2018

Qual é a importância da mastigação para quem usa implante dentário?

Expert

Augusto Pary

Augusto Pary

CRO-RJ: 28865

Especializado no tratamento de malformações da face e cirurgia ortognática, é graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo prestado residência em Cirurgia Bucomaxilofacial no Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ). Visitou e trabalhou em grandes centros de referência nacionais e internacionais, como Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e a University of Texas Southwestern Medical School (EUA). Atualmente, é membro do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Adventista Silvestre e do Hospital do Andaraí.
Produto Relacionado:

Perder um dente interfere diretamente na autoestima do paciente. E ainda, essa ausência também causa problemas bucais, como na hora da mastigação. A falta do dente faz com que o paciente, instintivamente, passe o alimento para o outro lado da boca ao mastigar. Então, começa o problema, pois acontece uma sobrecarga desses músculos que desencadeia uma série de outros problemas. O implante dentário pode ser uma solução para contornar esse quadro. Entretanto, após a colocação deste, é preciso entender o que muda. Com as explicações do dentista Augusto Pary, veja a importância da função mastigatória para os pacientes que possuem esse dispositivo.

Saiba os principais cuidados com o implante dentário

Faltar um dente no sorriso pode significar um momento constrangedor para o paciente, prejudicando sua qualidade de vida. Mas esse cenário pode ser contornado. “Sempre que houver uma perda dentária por qualquer motivo, o implante é a melhor opção para substituição do dente”, explica o profissional. Contudo, como qualquer outro tratamento, o implante dentário também requer atenção após o procedimento. “É fundamental tomar cuidado com a higienização, compreender que essa terceira dentição, assim como os dentes, devem ser cuidados, do contrário pode ocasionar problemas gengivais, que vão afetar a estrutura do implante e podem levar à sua perda”, explica o especialista.

Para essa tarefa, você pode contar com a ajuda do dentista para orientá-lo em como realizar de maneira correta. Outro cuidado importante são as visitas regulares ao consultório, para ter a avaliação a longo prazo do estado do implante. Como é indicado para qualquer outro paciente, as consultas devem ser feitas a cada seis meses.

Veja a importância da mastigação

A mastigação é uma função primordial, já que está diretamente ligada ao sistema digestivo do paciente, sendo a porta de entrada. Pacientes com perda dentária, muitas vezes, são avaliados por praticarem a mastigação unilateral. Isso acontece devido a ausência do dente, levando o alimento para ser mastigado de um único lado. Dessa maneira, compreende-se a importância da harmonia do sorriso, para que não aconteça problemas nas funções.

O implante dentário acaba influenciando nessa ação, pois o paciente recebe novos elementos em sua cavidade bucal. Por isso, é importante prestar atenção nesse momento, com a volta do dente, para mastigar bilateralmente e trabalhar ambas musculaturas bucais. “Mastigação deve ser bem feita, para que os alimentos sejam triturados e ingeridos sem problema”, destaca Augusto. Após os cuidados específicos nos primeiros dias, para se acostumar com o implante, as demais precauções são as mesmas de qualquer outro paciente.

Alimentos pastosos são indicados durante a recuperação do implante dentário

Segundo o profissional, nos primeiros dias é importante manter uma dieta leve, com líquidos pastosos e sem alimentos consistentes. “O paciente não pode mastigar, já que pode interferir na cicatrização, causando dor e inchaço”, esclarece ele. E então, após esse período indicado, a cicatrização já foi finalizada e as próteses colocadas sobre os implantes. Nesse momento, é possível que o paciente retorne à sua dieta normal e livre, assim como fazia anteriormente.

Mais Matérias: Implante Dentário
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Implante Dentário
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Na busca por um sorriso perfeito e harmonioso, é comum que algumas pessoas invistam nos implantes...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento tecnológico
Implante Dentário
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento...
Você já ouviu falar em cirurgia guiada? Na odontologia, qualquer tipo de procedimento cirúrgico...
com a participação de:
Daniele Machado
CRO-RJ 26.953
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Implante Dentário
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Quando se trata de procedimentos odontológicos, o implante dentário é, certamente, um dos mais temidos entre os pacientes. Afinal, quem nunca ouviu dizer que a cirurgia possui um processo de cicatrização demorado e outras histórias? Mas, se você está pensando em resolver o incômodo da...
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica no tratamento ortodôntico
Implante Dentário
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica...
Bráquetes, arcos, elásticos e anéis : o aparelho ortodôntico fixo é formado por...
com a participação de:
Andréia Cotrim Ferreira
CRO-SP: 39000
Odontologia 3D: Saiba mais sobre a tecnologia odontológica que permite imprimir implantes dentários em titânio
Implante Dentário
Odontologia 3D: Saiba mais sobre a tecnologia odontológica que permite imprimir implantes...
Não dá para negar: a tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é revolucionar a área da saúde. Na odontologia, por exemplo, inúmeros aparelhos já foram desenvolvidos, trazendo grandes avanços tanto na parte do diagnóstico de doenças, como na parte de tratamento....
5 dicas de como cuidar do seu implante dentário
Implante Dentário
5 dicas de como cuidar do seu implante dentário
Devido à perda de um dente, você precisou colocar implante dentário . Faz pouco tempo que você ganhou esse novo elemento e ainda não sabe muito bem como cuidar e limpar do seu sorriso ao longo do dia. Para fazer o seu renovado cartão de visita implantado durar por muito mais tempo, o Sorrisologia separou 5...