Passar pela etapa de uso do aparelho fixo significa ter novos elementos na sua cavidade bucal. Quando falamos nesse tratamento, logo pensamos nas peças mais comuns, como bráquetes e borrachinhas. Contudo, existem outras que muitas das vezes nem sabemos direito qual a função dela em todo o tratamento. Desta forma o Sorrisologia trouxe explicações do dentista Robson Caumo para falar sobre os fios do aparelho ortodôntico, sua função e os principais cuidados.

Conheça o fio ortodôntico

O sorriso metálico significa a solução para muitos problemas bucais, desde o posicionamento errado dos dentes até a oclusão entre as arcadas. Por isso, diversos pacientes acabam sendo indicados a passar pelo tratamento ortodôntico. Conhecer os itens que agora estão dentro da sua cavidade bucal é tão importante quanto os cuidados diários. De acordo com o dentista, o fio é um dos principais componentes do aparelho ortodôntico, junto com os braquetes e as ligaduras, que são os elásticos que colorem o aparelho.

“Ele tem inúmeras funções, dentre as principais estão em movimentar os dentes (em várias direções) e servem como uma espécie de ‘trilho’, onde os estímulos são feitos a fim de movimentar os dentes na direção desejada”, define ele. Além disso, o item é capaz de expandir o arco dentário, nivelar e alinhar os dentes. O fio ortodôntico faz parte do tripé que compõe o aparelho, também formado pelos braquetes e elásticos, que são as borrachinhas coloridas. “Sem os fios, os dentes se movimentariam sem qualquer controle de ‘torque’, que é o movimento no sentido vestíbulo (dentro) - lingual (fora)”, destaca Robson.

Saiba quais são os cuidados principais com esse item

Ao passar por um tratamento ortodôntico, o paciente é orientado pelo dentista para manter a saúde bucal em dia, com atenção para o momento de limpeza. E o fio ortodôntico está nessa lista. “São os mesmos cuidados com o restante do aparelho, higiene, evitar ficar cutucando os fios e avisar ao ortodontista eventuais alterações no posicionamento do mesmo, evitando assim movimentos indesejados e traumas aos tecidos circundantes”, aconselha o profissional.

Para ajudar nessa tarefa, você pode contar com os produtos específicos para os pacientes de aparelho fixo, como a escova ortodôntica, escova interdental e fio dental próprio. Lembre de manter as consultas regulares para realizar a manutenção do dispositivo e ativá-lo. Além disso, vale redobrar a atenção com a alimentação, evitando alimentos pegajosos e duros que possam quebrar o aparelho. Para os pacientes que usam o modelo estético, tenham cuidado com as comidas e bebidas com excesso de corantes, para não manchá-lo.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo - Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30043