Ele é um produto de uso diário e faz parte da sua higiene bucal desde sempre. É um escudo contra as cáries e uma excelente ferramenta para o combate à placa bacteriana. O creme dental é, sem dúvidas, indispensável para a saúde do seu sorriso. Mas isso não quer dizer que o uso excessivo garante dentes mais limpos e protegidos. Os dentistas recomendam uma quantidade ideal para cada fase da vida do paciente e, para não haver erros, o Sorrisologia explica a porção certa de creme para o seu ritual higiênico.

A quantidade necessária para o seu sorriso

Colocar bastante creme dental não é um sinônimo de boa higiene. Abusar deste produto pode trazer muitos problemas para sua saúde bucal desde pequeno. Quando a criança está passando pela formação dentária e os pais exageram no creme dental, os pequenos correm o risco de ter uma fluorose, aquelas manchinhas brancas nos dentes.

Por isso, muitos dentistas recomendam que a criança inicie a higiene usando a quantidade de creme equivalente a meio grão de arroz em cada escovação. Depois, com o passar dos anos, um grão inteiro. Na fase adulta, essa porção pode aumentar para um grão de ervilha.

Por que respeitar o limite de creme dental?

Todos os dias consumimos flúor de uma maneira diferente sem perceber. Essa substância está presente na água encanada, em muitos alimentos, como o peixe, e no creme dental. O produto é muito importante para equilibrar a flora bucal e manter seu sorriso forte e protegido das cáries. Mas é preciso tomar cuidado com a quantidade que usamos ao longo do dia. A toxicidade aguda do elemento pode causar mal-estar, ânsia e vômitos. Se por acidente você ingerir creme dental durante a escovação, procure ajuda de um dentista.

Ajude as crianças na escovação

Ao longo da vida, aprendemos muitas coisas com os nossos pais e escovar os dentes é uma delas. Agora, chegou a sua vez de ensinar esse hábito saudável para os seus filhos. O que acha de participar desse momento junto com os pequenos? Assim, você garante que eles estejam fazendo uma higiene correta sem colocar sua saúde bucal em risco.