Quem usa aparelho ortodôntico sabe: as recomendações são muitas! E não é para menos, o tratamento pode ser demorado, sendo todos os cuidados necessários. Mas pode ser que esses pacientes se confundam no meio de tantas indicações, principalmente dos acessórios. “Hoje em dia, o mercado oferece diversas opções para quem usa aparelho, confundindo o que é realmente necessário ter em casa e aquilo que não irá fazer grande diferença”, completa a ortodontista Tatiana Rysovas. Pedimos para a especialista comentar quais são os acessórios que não podem faltar na sua rotina. Você sabe quais são?

Cuidados com o aparelho ortodôntico

É sempre importante lembrar que o aparelho é seu melhor amigo! Ele é a garantia futura de que você vai ter um sorriso exemplar para mostrar por aí. Por isso, todo cuidado é pouco. Depois da limpeza adequada, o principal é cuidar para que ele não quebre. Alimentos muito duros e pegajosos podem representar um perigo. “O recomendado é não mordê-los, e sim cortá-los em pedaços antes de levar a boca, para deixar a mastigação com os molares, que são mais resistentes”, acrescenta ela. Além disso, as manutenções do aparelho ortodôntico também são muito importantes. Eles devem acontecer aproximadamente uma vez por mês e são essenciais para não haver atrasos no tratamento ortodôntico como um todo.

Há diferentes tipos de escovas de dente que ajudam no tratamento ortodôntico

Qual é a melhor escova de dente? São três as escovas que podem ser usadas durante o tratamento ortodôntico. Como para todos os pacientes, a escova convencional deve ser usada diariamente, seguindo as recomendações dos dentistas, para evitar o acúmulo da placa bacteriana. O modelo mais indicado é com cerdas macias ou médias e com uma cabeça pequena. A escova de dente ortodôntico também tem suas utilidades. “Irá ajudar na limpeza dos braquetes, tanto na parte de cima como na parte de baixo”, sugere a profissional. A preferência é por modelos com cerdas centrais menores. E, por último, a interdental é bem pequena, sendo ideal para a limpeza entre os braquetes. Prefira os tipos com cerdas finas e cabeça pequena.

Muito além da escova: acessórios que não podem faltar!

Não é só da escovação que uma rotina de limpeza é baseada! Além da escova, os paciente que usam aparelho ortodôntico também devem buscar outros acessórios. Como o fio dental não pode ficar de fora, o passa-fio é indicado para ajudar pacientes que não conseguem passá-lo direito. “Esse instrumento irá ajudar a posicionar o fio dental entre os dentes e o aparelho, agilizando bastante na hora de passar o fio”, comenta ela. A cera ortodôntica é um outro acessório que pode ajudar esses pacientes. Com ela, é possível evitar que os braquetes entrem em contato com a mucosa da bochecha e dos lábios, sem machucá-los. “A cera alivia as dores, evitando aftas e outros pequenos ferimentos”, finaliza a especialista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Tatiana Teixeira Rysovas - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 70447