São muitos os benefícios que os esportes trazem para a saúde física e mental das pessoas, não é mesmo? Mas se não forem praticados com cuidados adequados, essas atividades podem trazer sérios riscos físicos ao atleta, principalmente nos esportes de contato. Por isso, a proteção das estruturas bucais e articulares é fundamental para evitar qualquer dano ou fratura na região. Convidamos o dentista Reinaldo Brito para explicar a importância do uso de protetores bucais para os praticantes de esporte.

O que é o protetor bucal?

O protetor bucal usado pelos atletas é um dispositivo para ser colocado dentro da boca. "É confeccionado em material com alta capacidade de absorção e dissipação de energia de impacto". Além disso, o equipamento é necessariamente individual, já que é feito em gesso sob medida da pessoa que vai utilizá-lo.

Absorção de impactos

O objetivo do protetor bucal é absorver e liberar a energia do impacto durante uma competição ou treino. Sua funcionalidade é para que o atleta sofra menos danos possíveis na região bucal. "Sua proteção se dá pela capacidade do material, por sua espessura, delimitações e pelo uso correto e apropriado", explica Reinaldo.

Indicações

A indicação do uso do protetor bucal é para as situações em que o atleta tenha o risco efetivo de ocorrência do trauma. Isso inclui todas as práticas de esporte que tenha contato interpessoal ou que tenha risco de impacto contra equipamentos esportivos e contra estruturas de quadras ou campo. Ou seja, tanto nas competições quanto nos treinos, utilizar a proteção é importante para a prevenir possíveis danos bucais.

Os benefícios

"O benefício principal é a prevenção de traumas e a proteção dos tecidos moles e duros da região bucal", afirma o especialista. Muitos atletas ao usarem a proteção bucal relataram também um aumento na segurança durante a prática dos esportes, segundo Reinaldo. Logo, é menos um problema para o profissional que participa de competições, ficando livre para se concentrar apenas na sua performance.