Você conhece a prótese dentária? Se você já sofreu - ou ainda sofre - com a falta de um ou mais dentes, provavelmente já ouviu falar sobre o assunto. As próteses, na verdade, conseguem restabelecer o sorriso de milhões de pacientes ao redor do mundo, mas, quando mal ajustadas, podem resultar em alguns problemas bucais. Pensando nisso, o Sorrisologia conversou com a odontóloga Mayza Ferraz, e ela explicou um pouquinho sobre o assunto. Veja a seguir!

Saiba mais sobre o que pode provocar a afta

As aftas são bem chatinhas de cuidar e, muitas vezes, acabam atrapalhando inclusive, durante o dia-a-dia. Mas você sabe o que são as aftas? Segundo a odontologista. “as aftas são úlceras esbranquiçadas. Elas são feridas incômodas, que podem aparecer na boca por diversos motivos, como quando se mantém uma dieta rica em alimentos ácidos, baixa imunidade, estresse, problemas gastrointestinais e, até mesmo, por traumas locais, como o provocado por próteses mal adaptadas ou ajustadas”, explica Mayza.

Entenda as consequências de uma prótese mal colocada ou ajustada

Segundo a odontologista, uma prótese mal adaptada ou ajustada pode causar vários incômodos. “Esses incômodos são variados e podem ir desde a falta de segurança para se alimentar e falar, até lesões bucais, como sangramentos e até mesmo proliferação de bactérias, por exemplo, já que essa má adaptação da prótese favorece o acúmulo de alimentos durante a mastigação”, esclarece.

As próteses podem causar aftas. Saiba como!

Mayza explica que o surgimento das aftas acontecerá por conta do trauma local que essa prótese está causando. “O paciente deve sempre relatar ao profissional se a prótese estiver muito justa e/ou causando dor durante a mastigação. Assim, através dessas informações, o profissional fará pequenos desgastes na resina acrílica (material utilizado para confeccionar a prótese dentária)”, esclarece a odontologista.

Leucoplasia e prótese tem relação? Entenda!

A odontologista esclarece que, embora não existam estudos científicos dando certeza que há relação entre o uso de próteses mal adaptadas e o surgimento de câncer bucal, pode-se ver através da experiência clínica que traumatismos crônicos de longa duração e predisposição genética aliada ao tabagismo e alcoolismo estão fortemente associados.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Mayza Ferraz - Odontóloga com especialidade em prótese dentária, estética e harmonização orofacial.

Nova Iguaçu - RJ
CRO-RJ 33971