Perder um dente pode acontecer com qualquer pessoa. Para driblar essa falta, no entanto, é possível recorrer ao uso de prótese dentária para repor o elemento perdido. Apesar de não ser um dente natural, ele tem a mesma função e necessita dos mesmos cuidados, seja quanto à alimentação ou higiene bucal. Isso porque, se não houver cuidados especiais e cumprimento das recomendações do profissional, essa prótese também pode sofrer de todos os problemas bucais que um dente sofre, como o mau hálito. Conversamos com o dentista Edgard de Mello Fonseca que comenta os principais cuidados para pacientes com o uso de próteses.

O que são as próteses dentárias?

Substituição de dentes que foram perdidos e que podem ser colocadas e tiradas da boca a qualquer momento. Essa é a função da prótese dentária. De fácil adaptação e com aparência natural, elas são indicadas quando o paciente sofre algum tipo de perda dentária. As próteses têm os modelos total ou parcial e, no momento da consulta, o dentista indica qual prótese deve ser utilizada, já que tudo dependerá da quantidade de dentes que precisarão ser substituídos.

Higiene de próteses dentárias podem contar com itens especiais

Como as próteses dentárias são substitutas para os dentes, os cuidados de higiene bucal são praticamente os mesmos do que com os dentes naturais. O profissional alerta para algumas medidas que precisam ser tomadas: "É importante que o paciente contenha a placa bacteriana através da correta escovação e uso do fio dental”, comenta.

Para que o processo de higiene seja facilitado, o profissional recomenda que, por vezes, o paciente utilize dispositivos adjacentes que serão de grande utilidade, auxiliando no momento da escovação. “Eles podem ser escovas interdentais e os passa fios, que juntos garantem um melhor resultado no momento da escovação”, diz.

Prótese dentária pode causar mau hálito?

A halitose, mais conhecido como mau hálito, pode ter diversas causas. Uma delas pode ser a má higiene bucal. “Determinados tipos de prótese propiciam um maior acúmulo de bactérias que provocam halitose, por isso, é necessário que o paciente tenha muita atenção no momento de realizar a higiene bucal”, finaliza. Quando esses cuidados não são bem executados, o paciente precisa passar por alguns tratamentos. O controle de biofilme dental que é feito por um profissional da área é uma das opções para diminuir o acúmulo de bactérias que provocam a halitose.

As consequências da falta de higiene nas próteses dentárias 

Quando o paciente não toma os devidos cuidados recomendados pelo dentista, pode acabar sofrendo algumas consequências em sua saúde bucal. Como as próteses dentárias precisam ser cuidadas como dentes, elas podem ser acometidas pelos mesmos problemas. Edgard explica mais sobre: “ Quando a higiene não é realizada de maneira correta, a prótese também pode ser atingida pelos dois maiores vilões da cavidade bucal: a cárie e a doença periodontal”, explica.