Se o seu sorriso já não é mais completo como antes, seja por conta de um acidente ou pela carência de cuidados, uma das soluções para trazê-lo de volta é colocando prótese dentária fixa. Mas para que seus novos dentes tenham uma vida longa e saudável, é importante manter alguns métodos bem simples de higiene bucal e não esquecer de fazer a manutenção sempre que o dentista achar necessário. Quem explica melhor para o Sorrisologia é o especialista em periodontia Leonardo Costa.

Na hora de escovar os dentes

Para os pacientes que usam próteses fixas, a higiene bucal deve ser realizada da mesma forma como de costume, porém, dando uma atenção especial aos pilares e nas áreas de cimentação. "Nestas regiões deve-se utilizar fio dental super floss e escovas interdentais. Nos casos de pontes fixas, passar fio dental e escova interdental sob essas peças", indica o profissional. Desta forma, você também protege sua gengiva de possíveis problemas, como a própria gengivite.

Não deixe de ir ao dentista

Mesmo sendo de cerâmica ou de resina, o portador de prótese fixa precisa visitar seu dentista da mesma forma quando tinha um sorriso natural. Leonardo conta que os procedimentos são os mesmos. "Durante as revisões com o Cirurgião-dentista, além do exame clínico apurado, raspagem para remoção do tártaro e profilaxia realizados rotineiramente, devem ser feitos exames radiográficos específicos para se avaliar a adaptação e possíveis infiltrações nas próteses fixas". Você só tem a ganhar com essas consultas, né?

Outros cuidados

Na hora de comer ou de praticar algum esporte, você pode até esquecer de tomar cuidado com seu sorriso, mas a questão é que depois do ato existem as consequências. Mastigar um alimento mais durinho sem cuidado ou perder algumas calorias treinando artes marciais, esquecendo de usar o protetor bucal, acaba sendo um risco para os dentes. Então é bom ficar de olho nesses pequenos hábitos do dia a dia. Tenha mais atenção e não deixe de preservar seu poderoso - e novo - sorriso.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Leonardo Costa - Periodontia
Salvador, BA
CRO-BA: 5935