Produto Relacionado:

Quando um ou mais dentes são perdidos pode ocasionar sérios problemas para a sua saúde bucal. Felizmente existem algumas formas de contornar essa situação, e a prótese dentária está entre elas. Ela pode deixar seu sorriso completo novamente, e evitar problemas com a fala e alimentação, por exemplo. No entanto, acidentes podem acontecer, e ao comer um alimento mais duro ou por falta de atenção na hora de cuidar da higiene, a prótese pode acabar quebrando. Cuidado! Isso pode provocar problemas para a sua saúde bucal. Saiba mais com a especialista em prótese Heloísa Crisóstomo.

Quando usar prótese dentária?

A prótese dentária é indicada para qualquer paciente que apresenta a ausência de um ou mais elementos dentários, e pode ser do tipo fixa ou móvel. “As próteses dentárias tem que ser sempre bem adaptadas”, alerta a profissional. Caso ocorra uma desadaptação ou fratura da prótese, o paciente deve procurar imediatamente o seu dentista. Assim, ele poderá fazer os devidos ajustes ou a confecção de uma nova prótese dentária, evitando que surjam problemas.

Minha prótese dentária quebrou. Quais problemas podem acontecer com a saúde bucal?

Quando a prótese dentária quebra, ou não está bem adaptada, pode resultar em muitos problemas para a saúde bucal. “Pode levar a lesões em mucosa, gerar aftas e até perda óssea”, afirma Heloísa. Por isso, fique atento! Cuide bem da sua prótese e em caso de qualquer incômodo, busque ajuda do profissional dentista.

Segundo a especialista, normalmente quando uma prótese dentária quebra, não tem muito jeito. É necessária a confecção de uma nova para não correr riscos de problemas. “Em poucos casos é possível fazer um conserto que fique realmente seguro”, ela explica.

Saiba alguns cuidados para evitar a quebra da sua prótese dentária!

Para conservar bem a prótese dentária e evitar que ela quebre, é muito importante primeiramente manter consultas periódicas com o dentista. Ele poderá ver como está a adaptação da peça, checar a oclusão e verificar se não existe nenhuma trinca. “Instruir o paciente para cuidados com a alimentação, principalmente com alimentos muito rígidos é importante para a longevidade do trabalho protético”, acrescenta ela.

Para quem usa a prótese removível, muitas vezes as fraturas acontecem na hora que o paciente vai higienizar a prótese, e sem querer acaba deixando ela cair. “Assim podem ocorrer pequenas fraturas na peça, levando a necessidade de confecção de uma nova”, diz ela. Portanto, cuidado redobrado nesse momento de limpeza!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Heloísa Crisóstomo - Odontologista com aperfeiçoamento em prótese e prótese sobre implante
CRO: DF-CD-8149