Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
30.01.2019

Prótese dentária parcial removível ou de grampo: veja o que são e como usar

  A prótese parcial removível dá o conforto para o paciente retirá-la sempre que quiser! Mas as que vêm com o grampo precisam de uma atenção maior em alguns momentos. Veja como usá-las!
A prótese parcial removível dá o conforto para o paciente retirá-la sempre que quiser! Mas as que vêm com o grampo precisam de uma atenção maior em alguns momentos. Veja como usá-las!

Expert

Robson Caumo

Robson Caumo

CRO-RJ: 30043

Clínico geral atuante na área de DTM; Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares; Odontologia do sono (tratamento do Ronco e Apneia) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial (SBDOF).

Você sabia que algumas próteses removíveis têm grampo? Elas funcionam como se fosse um gancho que se prende a outros dentes naturais para estabilizar e prender os dentes presentes da prótese parcial. Tudo parece ser muito simples e prático, mas com a estrutura metálica do grampo alguns cuidados são necessários. Por exemplo, como há a presença de algo novo na cavidade oral, a higienização do paciente deve ser perfeita. Por isso, perguntamos ao ortodontista Robson Caumo como os pacientes devem usar essa prótese e quais são os cuidados para uma melhor preservação.

Qual a diferença entre a prótese removível e a de grampo?

Na verdade, aquela com o grampo é um tipo de prótese removível. “São próteses que necessitam de outros dentes para sua fixação, por isso a existência dos grampos que a fixam nos dentes adjacentes”, explica o especialista. Mas, o acessório também existe em outras versões como próteses removíveis sem grampo, bem parecidas com dentaduras, e também outras que usam molas de encaixe ou clips. Se você está procurando uma delas, vale consultar um especialista na área para analisar qual dos modelos melhor se encaixa para o seu caso.

Quando a prótese removível é indicada?

A prótese removível é indicada quase sempre que o paciente não pode utilizar a prótese dental fixa, aquela feita com o implante de pinos para a fixação. Quando o paciente tem um baixo nível ósseo, por exemplo, muitas vezes o implante é impossibilitado, sendo a removível a solução mais indicada para esse caso. A presença de problemas periodontais, como a gengivite, também favorece a indicação da removível. Um outro tipo de prótese é a removível imediata. “São instaladas logo após a extração de algum dente, impedindo que o paciente saia ‘sem dentes’ do consultório logos após o ato cirúrgico”, acrescenta.

Prótese removível deve ser retirada na hora de dormir?

O profissional comenta que a prótese, perfeitamente adaptada à cavidade oral, deve ser usada ao longo de todo o dia. Mas, na hora de dormir, a indicação é outra. “Oriento meus pacientes a não usarem as prótese para dormir, pois temos uma diminuição do fluxo salivar neste período, o que favorece o acúmulo de placa e resíduos nas peças protéticas”, indica ele. Além disso, o paciente também deve ter uma atenção extra na hora de inserir e remover o elemento. Movimentos bruscos e sem cuidado aumentam os riscos de quebrar o acessório ou os grampos.

A higiene e alimentação com a prótese removível com grampo

Um cuidado importantíssimo com qualquer tipo de prótese é o higiênico. Como ela é um novo elemento ao meio bucal, as bactérias podem ser atraídas ao acessório e, por ali, se instalarem. “A higienização deve ser impecável, a fim de diminuir o acúmulo de placa e resíduos de alimentos”, alerta. Por isso, consulte seu dentista para verificar como melhorar sua rotina bucal, como deve ser feita a escovação e qual o fio dental é o mais indicado para isso. Vale lembrar que próteses mal cuidadas e com a higiene em falta devem ser substituídas por novas. Um outro cuidado é com a alimentação. Alimentos muito duros ou crocantes podem fazer com que o grampo da prótese se desloque, machucando a mucosa do paciente.

Você sabia que a prótese tem uma vida útil? Segundo o especialista, ela deve ser trocada em um período máximo de 5 anos. Mas, as consultas no consultório devem ser bem mais frequentes que isso, a cada 3 meses. “Nas consultas de controle, as próteses devem ser avaliadas assim como as estruturas circundantes, como gengivas, dentes e mucosas, já que o desgaste das peças deve ser avaliado para indicar ou não a sua troca”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo - Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30043

Mais Matérias: Prótese Dentária
Gengiva inflamada por causa da prótese dentária: como tratar? Dentista explica todos os cuidados para acabar com o problema
Prótese Dentária
Gengiva inflamada por causa da prótese dentária: como tratar? Dentista explica todos os...
Sua gengiva está inflamada? Esse problema é muito comum em pessoas que não praticam uma boa...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Prótese dentária de silicone: conheça essa opção mais confortável e natural para o seu sorriso
Prótese Dentária
Prótese dentária de silicone: conheça essa opção mais confortável e natural para o seu sorriso
A prótese dentária é uma das principais opções quando o assunto é tratamentos reabilitadores. Responsável por trazer de volta a saúde e o bem-estar bucal do paciente, ela pode ser encontrada em diferentes modelos e, principalmente, tipos de materiais. A prótese dentária de silicone,...
Minha prótese dentária quebrou: o que fazer?
Prótese Dentária
Minha prótese dentária quebrou: o que fazer?
Lidar com uma prótese dentária quebrada é mais comum do que se imagina. Embora sejam...
com a participação de:
Basilio Pires de Figueiredo Filho
CRO-RJ: 5859
Protese dentária removível: fiquei um tempo sem usar e agora incomoda. Por que isso acontece? O que fazer para acabar com o problema?
Prótese Dentária
Protese dentária removível: fiquei um tempo sem usar e agora incomoda. Por que isso...
Quando se trata de perda dos dentes, a prótese dentária removível é uma das...
com a participação de:
Basilio Pires de Figueiredo Filho
CRO-RJ: 5859
Placa bacteriana na prótese dentária: quais os danos que esse acúmulo pode causar à sua saúde bucal?
Prótese Dentária
Placa bacteriana na prótese dentária: quais os danos que esse acúmulo pode causar à sua...
A placa bacteriana é o início da maioria dos problemas bucais . Ela é caracterizada por uma...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Escova de dentes elétrica para quem tem prótese dentária: quais as vantagens de usar na higiene bucal
Prótese Dentária
Escova de dentes elétrica para quem tem prótese dentária: quais as vantagens de usar na...
A escova de dente elétrica é um investimento que vale muito a pena . Além de todos os seus...
com a participação de:
Mario Groiman
CRO-RJ: 11548