Produto Relacionado:

Após um longo dia de trabalho, você está se preparando para dormir. Seu sorriso é formado por uma prótese dentária móvel e, muitas vezes, na hora do sono, dá aquela preguiça de tirar o acessório da boca. Aparentemente, não parece ser algo ruim, mas será que tem problema passar a noite com o acessório? Para esclarecer essa questão, convidamos a dentista Caroline Pessoa que vai listar os principais cuidados que o paciente precisa ter com este objeto.

Pode ou não pode passar a noite com a prótese?

De noite, o organismo diminui a produção de saliva. A falta desse fluído pode resultar em muitas bactérias no meio bucal, principalmente para quem usa prótese dentária removível. Por isso, não é recomendadol o uso do acessório durante o sono. Caroline explica que nos casos de prótese total, o paciente não corre o risco de ter cárie ou periodontite, já que não apresenta nenhum dente natural, mas pode gerar outros problemas. A falta de higiene e a não remoção da prótese neste período pode causar infecções fúngicas, como a candidíase bucal.

O motivo de usar o acessório neste momento

Não utilizar as próteses dentárias na hora de dormir é um assunto que, apesar de ser explicado pelos dentistas, nem todos os pacientes aceitam, pois a maioria se incomoda com a questão estética do sorriso. “Muitos portadores de próteses alegam que sentem vergonha de dormir com seus cônjuges ‘sem os dentes’”, afirma a profissional. Por outro lado, é importante levar em consideração que os tecidos bucais nesse período se recompõe da pressão feita pelo acessório ao longo do dia.

O passo a passo da higiene

Antes de dormir, todos os pacientes - portadores ou não de próteses dentárias - devem realizar uma higiene bucal bem feita. Para quem tem os dentes naturais, é aquele ritual de sempre, mas para os pacientes com prótese a limpeza é um pouquinho diferente. “Remover a prótese da boca, realizar a escovação dos dentes com uma escova macia (nos casos em que o paciente não tenha perdido todos os dentes) e realizar também a higiene do acessório”.

Por ser um material resinoso, você pode utilizar uma escova com cerdas um pouco mais duras e a própria pasta de dente para limpar o acessório na parte interna e externa. Outro detalhe da higiene da prótese é colocá-la duas vezes na semana em um recipiente com água e pastilhas efervescentes para limpeza. Faça isso durante o período da noite. Ao acordar, a dentista atenta que é preciso higienizar o objeto antes de devolver à boca.

Outros cuidados especiais com o acessório

Mesmo sendo formada por materiais mais resistentes, a prótese possui suas fragilidades e o portador deve seguir alguns cuidados para não danificá-la. “Evitar de mastigar alimentos com consistência mais dura, não utilizar creme dental muito abrasivo na limpeza das próteses e após cada refeição, realizar a higiene bucal”, listou a profissional. Lembrando que o paciente sempre deve remover a prótese da boca para que a sua limpeza seja realizada de forma correta.