Dentro do ramo das tecnologias que englobam a odontologia, as próteses são, definitivamente, uma das mais importantes a ser mencionadas. Com os avanços da medicina, elas se tornaram mais resistentes, finas e duradouras, possibilitando assim, que você tenha o sorriso que sempre quis ter. Por isso, o Sorrisologia conversou com as cirurgiãs-dentistas Daniele Haller e Amanda Pone, e elas esclareceram um pouco mais sobre as inovações dessas próteses. Veja a seguir!

Entenda as diferenças entre esses tipos de próteses para as que são mais comuns no mercado hoje em dia

Diferentemente das demais próteses fornecidas na odontologia, as próteses de zircônia e porcelana pura tem características a seu favor. “A estabilidade de cor é um dos benefícios dessas próteses. Ou seja, a cor não sofre alteração com pigmentos extrínsecos, como por exemplo o café, vinho, etc”, explica Danielle. Além disso, a cirurgiã-dentista conta também que, com essas próteses, a resistência a fratura é mais forte, proporcionando ao paciente maior segurança e conforto no momento da mastigação, por exemplo. “Outra característica positiva desses materiais são quanto a durabilidade, e a naturalidade da estética final”, esclarece Danielle Haller.

Quanto à durabilidade, esses dois materiais podem ser considerados mais resistentes do que os outros?

Segundo Danielle, a longevidade dessas próteses são, sem dúvidas, uma das principais características devido à sua alta resistência mecânica. No entanto, a cirurgiã-dentista indica: “O paciente precisará sempre retornar ao seu dentista de confiança para acompanhar a prótese e assim, evitar a perda da mesma devido a hábitos parafuncionais como o bruxismo, por exemplo”. Danielle comentou também sobre as indicações das próteses aos pacientes: “Esses modelos são para casos onde existe a necessidade de uma estética excelente, porém, as próteses de porcelana pura são sem dúvidas, as que nos fornecem uma estética superior. Por isso, são indicadas para casos de dentes anteriores e em casos de lente de contato dental”, explica.

Saiba em quais casos são indicados a prótese de porcelana sobre zircônia e porcelana pura

Segundo Amanda, as próteses em zircônia podem ser utilizadas para áreas com várias ausências dentárias, enquanto a porcelana pura, apesar de ser mais estética, é utilizada apenas de forma individualizada. “Cada dente pode suportar uma única coroa protética pois caso contrário ela fratura”, explica a cirurgiã-dentista, que ressalta: “As desvantagens quanto a essas próteses são praticamente inexistentes. Poderíamos citar o custo, que é um pouco mais elevado. No entanto, mesmo se formos analisar de forma racional em relação à custo, benefício e longevidade, o investimento vale a pena”.

A prótese em zircônia é considerada o melhor tipo de prótese hoje em dia

Por possuir, além de uma boa estética, uma versatilidade maior, a prótese em zircônia é considerada o melhor tipo de prótese que temos hoje em dia no mercado. “Por conta de sua versatilidade, a prótese em zircônia pode ser aplicada em diversos casos, como em próteses sobre implantes, reabilitações muito extensas, dentes muito escurecidos, além de dentes com núcleo metálico fundido (pinos em metal)”, explica a cirurgiã-dentista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Daniele Haller - Cirurgiã-Dentista e especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 25.461