Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
05.05.2020

Proteja-se da sensibilidade: 6 cuidados para prevenir o desgaste do esmalte dentário

Saiba como cuidar dos seus dentes corretamente e evitar o desgaste do esmalte dentário
Saiba como cuidar dos seus dentes corretamente e evitar o desgaste do esmalte dentário

O esmalte dentário é a primeira camada do dente. Duro e resistente, ele fica localizado na parte externa de cada elemento e age como se fosse uma capa super protetora da dentina e da polpa, regiões sensíveis da estrutura. Apesar de ser forte, existem alguns problemas bucais que desgastam o esmalte e causam uma série de incômodos, como a sensibilidade. E, é claro que, ninguém merece passar por essa situação! É por isso que reunimos alguns dos principais cuidados para prevenir o desgaste do esmalte dentário. Acompanhe e descubra como é fácil manter o seu sorriso bonito e saudável.

1) Mantenha uma boa higiene bucal

Sabemos que após as principais refeições do dia, os dentes precisam ser escovados para evitar o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, uma série de problemas bucais. Mas, o que poucas pessoas sabem é que, uma boa higiene bucal também previne o desgaste do esmalte dentário. Nesse caso, o ideal é fazer a limpeza com creme dental e antisséptico bucal que contenham fluoreto para ajudar na proteção do esmalte dos dentes. Além disso, é importante optar por uma escova de dentes de cerdas macias e fazer movimentos suaves em um ângulo de 45 graus da gengiva. Caso contrário, os movimentos bruscos e a força excessiva podem resultar em traumas e desgaste do esmalte dos dentes.

2) Diminua a ingestão de açúcar

Sabemos que é bem difícil resistir à um docinho, principalmente depois das refeições. Mas, se você busca prevenir o desgaste do esmalte dentário, é preciso repensar os seus hábitos. Isso porque o açúcar incorporado aos alimentos e às bebidas contribui para as bactérias que existem na região bucal. Nesse sentido, elas aumentam a sua atividade e produzem mais ácidos que prejudicam o esmalte dos dentes. Por isso, vale substituir o chocolate de sempre por uma fruta, como a maçã, de sobremesa!

3) Aposte em alimentos que fortalecem o esmalte dentário

Manter uma dieta balanceada é fundamental para a saúde do seu organismo, inclusive a bucal. Para fortalecer o esmalte dos dentes, os alimentos ricos em cálcio são grandes aliados. Por isso, inclua folhas verdes e feijões na sua alimentação. Além de evitar o desgaste do esmalte dentário, eles combatem a acidez da boca.

4) Evite o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas

As bebidas ácidas são bem frequentes no dia a dia. Afinal, quem não gosta de um refrigerante no almoço de domingo? Ou tomar um cerveja com os amigos depois do trabalho? Mas, é importante lembrar que, todos esses líquidos possuem uma acidez forte que pode, aos poucos, corroer o esmalte dentário. Com isso, é provável que os seus dentes fiquem mais sensíveis, amarelados e com a borda transparente. Sendo assim, é preciso evitá-los!

5) Estimule a produção de saliva

Sabe aquela sensação de boca seca? Ela pode (e deve!) ser evitada para prevenir o desgaste do esmalte dentário, já que a saliva é fundamental para diminuir a acidez bucal. Por isso, as pessoas que sofrem com a síndrome da boca seca devem redobrar os cuidados. Experimente apostar no uso diário de enxaguante bucal para estimular a produção de saliva. Além disso, mascar chiclete sem açúcar também pode ajudar.

6) Não deixe de se consultar com um dentista regularmente

Quando se trata de saúde bucal, a prevenção é sempre a melhor opção. Sendo assim, é importante que o paciente faça consultas regulares com um dentista para avaliar as condições de seus dentes. Mesmo que os sinais de desgaste do esmalte dentário não causem dores ou incômodos, não deixe de consultar um profissional qualificado para saber o que está acontecendo e buscar o tratamento adequado.

Mais Matérias: Dentes
5 benefícios do flúor para saúde bucal
Dentes
5 benefícios do flúor para saúde bucal
Esqueça aquela velha história de que o flúor traz apenas prejuízos para a saúde bucal . Quando usado corretamente, o elemento químico presente em diversos produtos de higiene oral pode ser um grande aliado para cuidar do seu sorriso - sendo um dos principais agentes contra a cárie e outros problemas...
Dentes amarelados são sinal de má higienização?
Dentes
Dentes amarelados são sinal de má higienização?
É inevitável se preocupar com a presença de dentes amarelados na boca. Capaz de comprometer a estética de qualquer sorriso, a pigmentação pode estar ligada a uma série de fatores que vão desde doenças bucais, como a erosão dentária, à quadros genéticos que fogem...
Mordida profunda: veja o passo a passo do tratamento cirúrgico
Dentes
Mordida profunda: veja o passo a passo do tratamento cirúrgico
A mordida profunda é certamente um dos problemas ortodônticos mais comuns nos consultórios...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Bloco de porcelana ou de platina: qual é o melhor para você?
Dentes
Bloco de porcelana ou de platina: qual é o melhor para você?
É comum lidar com o surgimento de cárie e outros problemas que podem exigir uma...
com a participação de:
Kalina Diniz
CRO-SP: 110560
Bloco ou coroa: qual a diferença entre essas duas restaurações?
Dentes
Bloco ou coroa: qual a diferença entre essas duas restaurações?
Cáries, traumas ou fraturas são alguns dos fatores que podem resultar na necessidade de uma...
com a participação de:
Kalina Diniz
CRO-SP: 110560
Meu dente quebrou, e agora? Como agir nesses casos
Dentes
Meu dente quebrou, e agora? Como agir nesses casos
Lidar com um dente quebrado está longe de ser uma tarefa fácil. Além de prejudicar a...
com a participação de:
Priscila Chagas
CRO-RJ: 39788