Quando o verão chega muita gente tenta fugir do calor indo à praia ou piscina, ficam no ar-condicionado ou aproveitando os dias longos para passar mais tempo fora de casa. Porém, mesmo assim, todos acabam sofrendo com os efeitos das altas temperaturas. Pensando nisso, preparamos algumas dicas bem simples e essenciais para você fazer as pazes com o sol e torná-lo seu aliado.

Muito líquido para manter o corpo hidratado

Nesta estação a água está mais do que recomendada. "No verão devemos ingerir no mínimo 40 ml de água por kg de peso corporal, ou seja, uma pessoa com 50kg, deve beber no minimo 2000ml ao dia", explica a nutricionista Caroline Codonho. A profissional indica também outra fonte de hidratação para o nosso organismo. "Um excelente isotônico natural é a água de coco". Sucos naturais da fruta também são bem-vindos nesta e em qualquer época do ano. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e cafeína, já que essas substâncias têm ação diurética e podem facilitar a desidratação.

Ar-condicionado requer hidratação redobrada

Ar-condicionado ligado durante o verão pode ser uma ótima saída, porém, segundo Caroline é preciso alguns cuidados. "O ar-condicionado resseca muito nossas vias nasais e com isso a nossa demanda hídrica aumenta muito. Devemos caprichar ainda mais na hidratação". Outra solução refrescante para não sofrer com esse calor e, ainda, economizar luz é posicionar seu ventilador perto de janelas ou em lugares com maior corrente de ar.

Dica: Coloque uma bacia de água na frente de cada um dos ventiladores para refrescar ainda mais os ambientes.

Fique de olho na sua alimentação

"Uma alimentação reduzida em gorduras e rica em vegetais frescos e frutas", recomenda. Nada de se jogar nos fast-foods ou em comidas pesadas neste verão. O ideal mesmo é consumir grandes quantidades de frutas e verduras da estação, como abacaxi, manga, laranja e alface. Também é bom evitar refeições ricas em proteína, já que elas aceleram o metabolismo e isso faz com que a temperatura do corpo aumente.

Abra o guarda roupa e vista as roupas mais "leves"

"As cores mais claras absorvem menos luz solar e com isso a sensação térmica melhora. Atualmente temos diversos tecidos mais tecnológicos que possuem filtro solar", explica. Roupas sintéticas e muito justas também aumentam a sensação de calor. A melhor opção é usar tecidos naturais, como o algodão. O mesmo vale na hora de dormir e para as roupas de cama.

Nutricionista recomenda atividades físicas para o verão

Caroline afirma que a melhor dica deste verão é manter-se em movimento realizando alguma atividade física. Não se esqueça de usar um bom boné, um óculos de sol estiloso e protetor solar em todas as áreas expostas quando sair de casa.