O dentista é responsável pela saúde bucal das pessoas. Ele atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes. Quem sonha em ser um profissional da Odontologia, assim como diversas outros segmentos da medicina, precisa ter, acima de tudo, prazer e carinho para cuidar do próximo. Afinal, antes de lidar com dentes, ele lida com pessoas. Entenda um pouco mais da profissão e conheça algumas das universidades de odontologia mais bem cotadas do país.

O curso

A faculdade de Odontologia possui habilitação em bacharelado e tem duração de 4 a 5 anos, dependendo da universidade. O curso trabalha não só as disciplinas teóricas, como práticas laboratoriais e clínicas para que o aluno aplique o conhecimento teórico que recebeu e, assim, viva as experiências do dia a dia da profissão. Mas, antes de ter contato com pacientes, os estudantes aprendem as técnicas em laboratório usando manequins.

Os conteúdos das aulas incluem desde anatomia humana, passando por próteses até cirurgias, entre outros. O futuro profissional sairá apto não somente para tratar cáries, mas para realizar a prevenção de qualquer doença bucal e ensinar a correta higiene.

É possível fazer uma especialização dentro da área. A maioria dos profissionais escolhem implantodontia, ortodontia, prótese e ortopedia funcional dos maxilares, pois são as que mais concentram atendimentos pelo país. Após a graduação é muito importante que o aluno busque manter-se atualizado, aprimorando seu trabalho através dos diversos avanços tecnológicos que têm influenciado a Odontologia nos últimos tempos.

Perfil do profissional

O trabalho de um odontologista vai além da técnica. Ser humanista, prestativo e concentrado é essencial para uma carreira de sucesso. Se você se identifica com essas características e sonha com a formação, é hora de se preparar!

Onde cursar?

Veja a lista das 10 universidades mais bem cotadas no curso de Odontologia pelo Brasil.

- Universidade de São Paulo (USP) – SP

- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – SP

- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS

- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – RJ

- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – MG

- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - SP

- Universidade Estadual de Maringá (UEM) – PR

- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC

- Universidade Federal de Goiás (UFG) - GO

- Universidade de Pernambuco (UPE) - PE