Inovar é preciso, e é inegável que vivemos uma revolução tecnológica que traz cada vez mais vantagens e facilidades para o ser humano. Só no mercado odontológico, são incontáveis os aparelhos que surgem para auxiliar no tratamento de tantos sorrisos por aí. Impressoras e simuladores 3D, escaneamento intraoral e membranas L-PRF são apenas alguns exemplos disso. No entanto, a tecnologia nem sempre está ligada somente a equipamentos e aparelhos modernos: uma realidade que vem crescendo é a de produção de materiais livres de BPA, fator muito importante e que está diretamente relacionado à saúde do organismo. Se você não sabe o que é o BPA e não entende a importância dos produtos BPA Free, é só acompanhar o resto da matéria, que o Sorrisologia explica!

O que é BPA?

O Bisfenol A, também chamado de BPA, é uma substância química orgânica utilizada principalmente na composição de plásticos policarbonatos e de resinas epóxi. Frequentemente encontrada em objetos como mamadeiras, potes, chupetas, pratos, talheres e até em selantes dentários utilizados na odontologia, essa substância não é tão inofensiva assim. Calma, a gente te explica: quando ela é exposta a temperaturas muito altas, é liberada uma toxina que pode afetar a saúde do ser humano. Isto é, sabe aqueles potinhos que você costuma colocar para esquentar no micro-ondas? É sempre bom ficar atento para saber se eles contém ou não o selo de BPA Free antes de aquecê-los.

Por que investir em produtos BPA Free?

Vários estudos e pesquisas indicam que o Bisfenol A pode ser um verdadeiro problema para a saúde, pois ele se comporta como um disruptor endócrino e pode desequilibrar totalmente o sistema endócrino quando ingerido. Outra questão importante é que eles também modificam o sistema hormonal, podendo trazer consequências como a puberdade precoce, além de câncer, diabetes e doenças vasculares.

Por ser considerada uma substância bastante prejudicial à saúde, aderir aos produtos BPA Free não é apenas uma questão de tendência que vem sendo construída, mas sim de necessidade. Não é à toa que hoje já é possível encontrar diversas mercadorias com o selo “livre de BPA”, e na área da saúde bucal não poderia ser diferente. No Brasil, já é possível encontrar indústrias odontológicas que possuem produtos com o selo BPA Free.

O mercado odontológico

O Bisfenol A também pode ser encontrado no mercado odontológico em produtos restauradores, mas não de forma direta: o que costuma ser utilizado, na verdade, são os seus derivados. No entanto, ainda há o risco desses componentes, quando degradados, gerarem uma dose de BPA no organismo, o que pode gerar certa preocupação às pessoas. Por isso, apesar da quantidade de toxina liberada ser menor do que o limite de segurança indicado, a ideia é que o BPA seja eliminado gradativamente desses produtos também.