Sabemos que a alimentação influencia diretamente na qualidade do nosso sorriso. Para quem tem hábitos como tomar muito vinho ou café, logo perceberá um escurecimento dos dentes por conta da pigmentação dessas bebidas. A boa notícia é que dá para reverter o quadro com procedimentos odontológicos. Contudo, existe o escurecimento natural dos dentes que se dá ao longo dos anos. Como lidar com isso? A especialista em dentística e odontologia estética Kalina Diniz conversou com o Sorrisologia sobre o tema.

Por que os dentes escurecem com o passar dos anos?

Os dentes ficarem mais escuros com o tempo faz parte de um processo natural. “Eles sofrem uma série de alterações fisiológicas e patológicas com o passar da idade biológica”, explica ela. O elemento dentário é formado por 3 estruturas: a polpa, a dentina e o esmalte. O que confere a cor do dente é a dentina. “O escurecimento se dá pelo desgaste natural e progressivo da parte externa do dente, no caso o esmalte, inerente de idade”, esclarece.

Portanto, geralmente as pessoas mais velhas têm dentes mais escuros do que as pessoas jovens. No entanto, existem pessoas que, apesar da idade, têm dentes mais brancos do que as outras. “O estilo de vida de cada indivíduo pode influenciar diretamente neste processo”, justifica.

A partir de que idade é possível perceber o início desse escurecimento?

Não existe uma idade certa na qual os dentes começam a escurecer. “Isto é variável de indivíduo para indivíduo, porém é mais observado em pessoas na fase adulta, mais especificamente, na terceira idade”, afirma. Além de mais escuros, nessa fase da vida os dentes costumam sofrer outros desgastes. Eles ficam mais suscetíveis a cáries, doenças periodontais e má oclusão devida à ausência de alguns dentes. Por isso, o cuidado deve ser redobrado!

Esse processo natural pode ser reduzido com bons hábitos

A boa notícia é que sim, é possível evitar esse processo, fazendo com que os dentes escureçam o mínimo possível. “Nossos dentes refletem as marcas de nossas escolhas e dos cuidados que oferecemos a eles ao longo de nossa vida”, diz Kalina. Para evitar que eles escureçam, é necessário fazer visitas periódicas ao dentista, realizar uma boa higienização dental, evitar o fumo, açúcares em excesso e alimentos ou bebidas com corantes, que prejudicam a saúde do seu sorriso.

Mesmo com o escurecimento dos dentes, é possível reverter o quadro

Caso os dentes já estejam escuros, existem também possibilidades de reverter o quadro. “Pode-se fazer sessões de clareamento dental desde que seja com um profissional capacitado da área, o cirurgião dentista, e seguir suas orientações para o sucesso do tratamento”, recomenda. Além disso, outra opção caso o clareamento não tenha obtido o resultado desejado, é optar por procedimentos como lente de contato dental ou mesmo a faceta de porcelana.