Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB

Preocupada com a saúde bucal do pequeno? Saiba a importância de higienizar a língua do bebê

Expert

Tamara Vilela de Pinho Leite

Tamara Vilela de Pinho Leite

CRO-SP 121980

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem atualização em Odontopediatria para bebês com a professora Salete Nahás Pires Correa (USP) e especialista em Ortodontia pela FUNORTE (MG).

Os hábitos de higiene oral devem começar desde cedo para manter a saúde das crianças em dia e garantir que gengivas e dentes estejam saudáveis. Levar os pequenos ao odontopediatra é uma tarefa que é responsabilidade de todos os pais. A medida ajuda a prevenir, ou tratar o mais cedo possível, problemas que poderiam trazer muitos prejuízos para o sorriso da criança no futuro. Conversamos com a dentista Tamara Vilela que além de ensinar os principais cuidados de como higienizar a boca do bebê, adverte que é recomendado que a primeira ida ao ortodontista seja em torno dos 6 primeiros meses de vida.

Quando a higiene bucal deve ser iniciada?

Em bebês ainda em fase de aleitamento materno e que não têm dentes na cavidade oral não é necessário fazer a limpeza, pois o próprio leite protege toda a cavidade oral da criança. Porém, os bebês que já se alimentam de outras substâncias precisam que a higienização seja feita. “Essa limpeza pode ser feita amarrando uma gaze ou fraldinha de pano umedecida no dedo e, com cuidado, passar por todo o interior da boca, sem esquecer da língua e bochechas do bebê”, adverte Tamara.

A limpeza evita que ocorra a fermentação do alimento nas regiões entre a gengiva, bochecha, na língua e abaixo dela. Após o aparecimento da primeira dentição, a higiene já pode ser feita com o uso de escovas de dentes. Tamara orienta: “É importante a ida ao dentista para que ele indique a escova que precisa ser usada de acordo com a idade do bebê, junto do creme dental com flúor".

Qual é a importância em higienizar a língua do pequeno?

A higienização da língua do bebê é uma rotina de limpeza extremamente importante que deve ser seguida diariamente pelos pais. “A importância dessa rotina está associada ao fato da língua do bebê trazer principalmente alguns benefícios, ela é responsável por diminuir a possibilidade de infecções por fungos e impede a proliferação da bactéria responsável pela cárie”, explica a dentista.

Como os pais podem realizar essa higiene?

A limpeza dos dentes, gengiva e da língua das crianças devem ser feitas seguindo as orientações indicadas pelo dentista, e é importante que seja executada de maneira sútil com movimentos leves na hora da escovação para não machucar a cavidade bucal que é bem sensível. A escovação deve ser feita duas vezes ao dia, após as principais refeições e a quantidade de creme varia conforme cada idade. “Quando a criança tiver de zero a três anos, a quantidade deve ser igual a meio grão de arroz cru, de três até sete anos, um grão inteiro de arroz cru e, acima de sete anos, a quantidade deve ser como uma ervilha”, explica a dentista.

As consequências da falta de higiene bucal em crianças

A falta de higiene oral ou a má higienização da cavidade bucal pode levar ao surgimento da doença cárie, que contamina parte ou todo elemento dental. Os primeiros dentes da criança são de extrema importância e os estágios de desenvolvimento influenciam diretamente na futura saúde bucal do seu filho. “Ensiná-los bons hábitos de higiene é de extrema importância para prevenção das doenças bucais e para a manutenção desses hábitos depois que chegam à idade adulta”, completa Tamara.

Mais Matérias: Saúde Bucal Infantil
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Saúde Bucal Infantil
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Não é novidade para ninguém que a troca de dentes é um dos processos mais importantes para saúde bucal das crianças. Por isso, ao perceber que o dente de leite não cai é preciso ligar o sinal de alerta. Embora não seja um problema tão grave, essa pequena disfunção pode...
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Saúde Bucal Infantil
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Os dentes de leite são grandes alvos da cárie dentária. Isso porque muitos os bebês e...
com a participação de:
Larissa Neves
CRO-SP: 136327
Coroas de zircônia: conheça essa nova opção da odontopediatria estética
Saúde Bucal Infantil
Coroas de zircônia: conheça essa nova opção da odontopediatria estética
Quando se trata de tecnologias que englobam a odontopediatria , as próteses são, certamente, uma das...
com a participação de:
Larissa Neves
CRO-SP: 136327
Odontopediatria estética: conheça essa especialidade e os benefícios que ela traz para a saúde bucal infantil
Saúde Bucal Infantil
Odontopediatria estética: conheça essa especialidade e os benefícios que ela traz para...
A primeira visita ao dentista precisa ser feita ainda quando criança . Esse acompanhamento desde cedo ao...
com a participação de:
Aline Pedroni Pereira
CRO 103155
Nascimento do dente de leite causa febre? O que fazer para tratar o problema
Saúde Bucal Infantil
Nascimento do dente de leite causa febre? O que fazer para tratar o problema
Não é novidade que o nascimento dos dentes de leite pode gerar uma série de incômodos para a criança. Entre eles, estão o excesso de saliva e gengivas vermelhas e inchadas. Por isso, é bastante comum que os pequenos agarrem ou mastiguem qualquer coisa durante esse período na tentativa de amenizar a...
Julho Laranja: saiba o que é e entenda a importância da campanha para a saúde bucal infantil
Saúde Bucal Infantil
Julho Laranja: saiba o que é e entenda a importância da campanha para a saúde bucal...
Você já ouviu falar na campanha "Julho Laranja"? Ela foi criada para informar e sensibilizar as pessoas...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380