A busca por procedimentos estéticos tanto na odontologia quanto em outras áreas da saúde tem aumentado cada vez mais, afinal com tantas inovações tecnológicas hoje em dia o que não falta são meios para corrigir aqueles pequenos detalhes que por vezes incomodam. Dentro deste cenário, o visagismo tem se aliado a estes procedimentos, permitindo a construção de um novo visual para os insatisfeitos. “O visagismo odontológico é a arte que envolve o conhecimento científico e a sensibilidade do dentista para extrair do seu paciente o que ele deseja transmitir com o seu sorriso, construindo um novo de acordo com o formato do rosto”, conta o especialista em estética Vinícius Barçal. Confira o que mais ele tem a dizer sobre esses procedimentos a seguir.

Entenda a diferença entre clareamento dental e as facetas dentárias

Uma das maiores queixas de pacientes é quanto a descoloração dental, também conhecida como o amarelamento dos dentes, motivando-os a buscarem por procedimentos estéticos como o clareamento dental ou a colocação de facetas dentárias. A opção mais escolhida geralmente é o clareamento, por se tratar de uma técnica menos invasiva e que pode ser realizada tanto no consultório quanto em casa - às vezes tendo até uma combinação entre os dois tratamentos, conforme o odontólogo indica. As facetas de cerâmica, por sua vez, podem ser utilizadas tanto para corrigir defeitos de coloração, como para dar um novo formato aos dentes dos pacientes, reparando problemas como curvas de sorriso invertida, corredor bucal amplo, dentes curtos, fluoroses, manchas de tetraciclina, entre outros. “Os laminados cerâmicos, popularmente conhecidos como facetas ou lentes de contato dentais, são indicados para correções mais severas e envolvem desgaste da estrutura dentária para permitir o encaixe e cimentação das peças.”

É preciso realizar o clareamento dental antes de colocar as facetas?

De acordo com Vinícius, essa questão vai depender muito da análise de cada caso. Pacientes que possuem manchas mais resistentes ao clareamento, com defeitos de formação do dente ou até mesmo que sejam mais exigentes quanto a questão estética e queiram mudar formato, textura e alinhamento dos dentes, além da coloração, são bons candidatos para as facetas dentárias. Quando isso acontece, o especialista indica o que deve ser feito: “Para casos assim, devemos oferecer um planejamento que envolva além do clareamento, restaurações estéticas em resina ou facetas de cerâmica, visando corrigir maiores defeitos de desarmonia do sorriso, sempre buscando a maior conservação de estrutura dental sadia.”

Quais as vantagens de cada procedimento?

Entender de que formas cada técnica pode ajudar o seu sorriso é essencial na hora de pensar em mudá-lo. Através do clareamento, é possível deixar os seus dentes mais branquinhos por um período de 1 a 3 anos, tudo vai depender dos cuidados que você terá após realizar o tratamento. “A maioria das pessoas podem ser submetidas a esse procedimento, desde que toda a cavidade bucal esteja em um bom estado de saúde, ausência de cáries, de doença periodontal, de lesões em mucosa e de grande quantidade de trincas em esmaltes“, indica o profissional. No entanto, vale destacar que a sensibilidade é uma das consequências do clareamento e, apesar de não ser uma contraindicação, este é um fator que pode influenciar a escolha do paciente. Já os laminados cerâmicos, apesar de terem custo mais elevado do que o clareamento dental, são uma opção mais duradoura, pois suas características de material inerte permitem que permaneçam sempre com o mesmo formato e cor do dia da cimentação, segundo o especialista. “O efeito do clareamento vai diminuindo com o tempo, o dente vai voltando a amarelar.”

Como escolher qual a técnica ideal para o paciente?

Por mais que muitos gostem de tomar as rédeas da situação, essa escolha não deve ser feita exclusivamente por conta própria, ok? Tudo precisa ser conversado com um profissional da área em primeiro lugar. Isso porque as opções de tratamento para cada caso devem ser indicadas pelo cirurgião-dentista, segundo Vinícius. Além disso, com o advento dos planejamentos digitais do sorriso aliado a técnica do Mock-up, o dentista poderá passar para o paciente um vislumbre do resultado final do tratamento, o que vai ajudá-lo a escolher a opção que mais lhe agrada.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Barçal - Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 3979-7