Você costuma ser uma pessoa tímida? Existem certos momentos em que a timidez pode atrapalhar e muito na sua vida, ainda mais quando o assunto tem a ver com a saúde do seu sorriso. Entrar mudo e sair calado de uma consulta com o dentista não é o ideal, você acaba ficando com mais dúvidas e, muitas vezes, não seguindo as recomendações corretamente. Mas será que posso perguntar qualquer coisa a este profissional? Até mesmo sobre procedimentos mais simples como usar o fio dental? O odontologista Leonardo Costa responde.

Pedir ou não ajuda do profissional?

Usar o fio dental pode parecer simples, mas muita gente não sabe realizar corretamente todo o processo. E não há mal algum nisso. Seu dentista não só pode ajudar, como é a pessoa mais indicada. "Ele é o profissional capacitado para realizar a instruções de limpeza que o paciente necessita”, garante Leonardo. Por isso, não tenha vergonha em perguntar se você está fazendo o ritual do jeito certo. A boa higiene dos dentes reflete em uma boca saudável, mas quando todo o processo é feito de forma errada, pode gerar uma série de problemas e doenças bucais.

Não é apenas para tirar os restinhos de comida entre os dentes

Muita gente acredita que o fio serve apenas para tirar os restinhos de alimentos que ficam entre os dentes. Mas a sua função vai muito além disso. Mesmo que não haja nenhum resíduo de comida te incomodando, o produto deve ser passado para limpar o excesso de placa bacteriana naquele espaço. “O fio dental é tão importante quanto o uso da escova e creme dental. Ele realiza a limpeza de regiões onde a escova não consegue alcançar, como o espaço entre os dentes”, ressalta o dentista.

O dentista ensina como usar

O melhor momento para usar o fio dental é antes da escovação. É importante que o paciente passe entre todos os dentes, até mesmo nos de trás, os molares e os sisos. Existem diversas formas de fazer esse ritual, mas Leonardo indica o jeito mais comum e prático.

1) Corte um pedaço do fio de, aproximadamente, 40 centímetros.

2) Entrelace o fio nos dedos médios da mão, deixando uns 10 cm entre eles para passar. É importante segurar o pedaço sempre pelo polegar e indicador.

3) Passe o fio dental delicadamente entre os dentes com movimentos para cima e para baixo e para frente e para trás. O fio dental deve ser inserido com cuidado no espaço entre o dente e a gengiva para não causar nenhum ferimento.

4) Ao mudar de dente, trocar a parte do fio utilizada por uma limpa. Repita o processo em todos os outros e tenha um sorriso bonito e saudável.