O uso de aparelho ortodôntico acabou se tornando uma característica relacionada com a adolescência. Entretanto, qualquer fase da vida, caso o paciente precise, pode ser indicado o uso dele. Mas independente da faixa etária, se optar pelo modelo fixo, você vai se deparar com a famosa dúvida sobre qual cor da borrachinha escolher. Vale lembrar que não existem regras, basicamente é seu gosto que conta. Entretanto, em alguns casos, você pode considerar certos fatores para que essa escolha seja a melhor possível adaptada à sua rotina. O Sorrisologia trouxe algumas dicas que podem te ajudar bastante.

Viciada em refrigerante?

Um dos pontos importantes a se considerar é como você se alimenta no dia a dia. Isto porque, aquilo que você come está diretamente ligada à sua saúde bucal. Para os fãs de refrigerantes, por exemplo, é indicado não optar por cores claras de borrachinhas. O líquido, por conta de seu aspecto ácido, pode acabar alterando a cor e o acessório fica com sua cor alterada, com um aspecto de manchado. O mesmo vale para os admiradores de açaí e vinho, que são produtos altamente pigmentados.

Ambiente de trabalhos formais

Dependendo do local onde você trabalha ou do seu cargo, a cor da borrachinha pode acabar chamando atenção demais. Pensando nisso, em ambientes de trabalho formais vale investir em cores mais discretas. O cinza, por exemplo, é uma cor que passa mais neutra nos bráquetes do aparelho ortodôntico. Assim, seu sorriso vai ficar menos chamativo. O mesmo vale para cores mais escuras, como o azul marinho ou preto.

As combinações ficam ao seu critério

Para quem não possui nenhum tipo de restrição e é apaixonada por cores, está liberado as mais variadas ideias. Você pode combinar cores do seu time de coração, as suas cores favoritas ou de datas comemorativas. Fica a seu gosto! Além disso, em qualquer momento de indecisão, você pode conversar com seu dentista. O profissional pode acabar dando uma ótima dica de cor de borrachinha, e ainda mostrar as novidades. O importante é ficar com um sorriso que você se sinta bem!

A limpeza também influencia nas borrachinhas

A limpeza bucal não deve ser deixada de lado durante o tratamento ortodôntico. Ela é essencial durante todo o tempo e conta diretamente nos resultados. Além da higiene prevenir o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, ela influencia na cor das suas borrachinhas, principalmente as de tonalidades mais claras. E ainda, não deixe de usar o fio dental e uma escova apropriada, como a ortodôntica e interdental, que são pensadas exclusivamente para pacientes com aparelho, o que vai ajudar muito no momento da higiene bucal.