Elas têm seu próprio jeito. Cada mulher, à sua maneira, vêm conquistando cada vez mais o seu espaço no mundo - e tudo sem tirar o sorriso do rosto. Mas, se por um lado são todas tão únicas, quando o assunto é saúde bucal, vale lembrar que o sexo feminino têm em comum necessidades bem específicas e que merecem mais atenção. Com a ajuda da dentista Simone Bastos, separamos tudo que você, mulher, precisa saber para se cuidar da melhor maneira possível.

Mulheres cuidam mais da saúde dos dentes. É verdade?

Apesar de não ser uma regra, a especialista diz que, em geral, mulheres costumam mostrar mais preocupação com medidas preventivas de saúde, o que inclui os cuidados com a higiene bucal. “Isso também tem a ver com o jeito de cada uma. Algumas, por serem mais vaidosas e preocupadas com a imagem que transmitem, por exemplo, mostram mais atenção com a aparência dos dentes”, explica Simone.

E com o que se preocupar?

Mais do que a harmonia estética, ter um sorriso bonito é ter uma boca livre de problemas. Para isso, alguns conselhos são essenciais e devem ser direcionados para todas as mulheres, sem exceção. A dentista conta que a cavidade oral feminina tem necessidades especiais nas diversas fases da vida, e isso se explica por motivos biológicos.

Um exemplo bem específico é quando a atenção precisa ser redobrada com a gengiva por conta das mudanças nos níveis hormonais. “Na puberdade, no período menstrual, na gravidez e na menopausa as gengivas se tornam ainda mais sensíveis à placa bacteriana. Nessas etapas, para fugir da gengivite, as mulheres não podem esquecer do ritual de limpeza todos os dias”, ressalta.

Dicas de mulher para mulher

E se por um lado existem recomendações específicas para determinadas fases, há também aqueles conselhos atemporais. Não importa qual seja o momento, manter a boca protegida é, em qualquer idade, aproveitar todas as ferramentas e recursos disponíveis para que a saúde oral esteja sempre em dia. Segundo Simone, para que isso aconteça, não tem muito segredo. As dicas mais importantes são:

- Escovar bem os dentes e usar fio dental diariamente, retirando todos os resíduos;

- Ingerir alimentos balanceados e evitar beliscar entre as principais refeições;

- Usar produtos de higiene bucal que contenham flúor, pois a substância fortalece o dente.

Não se esqueça de visitar o especialista

Uma outra medida preventiva bastante eficiente é não esquecer de agendar consultas periódicas com o seu dentista. É lá que todas as dúvidas serão esclarecidas e problemas mais graves poderão ser descobertos e corrigidos logo aos primeiros sinais. Por fim, é com a ajuda do especialista que os dentes estarão sempre seguros e prontos para serem expostos sem medo em todas as situações. Tudo para que você continue alcançando lugares cada vez mais altos com segurança, saúde e ainda mais confiança.